5 frutas utilizadas em produtos para cabelos

5 frutas utilizadas em produtos para cabelos
Frutas contém substâncias importantes para os cabelos (Imagem: Shutterstock)

As frutas não só alimentam, mas também são dotadas de substâncias benéficas para os cabelos. “Muitas frutas são fontes de ingredientes ativos para os cosméticos, mas é preciso usar a tecnologia para extrair as frações ativas e isolar os ingredientes que poderiam causar danos para pele e cabelos”, afirma a pesquisadora científica especializada em cosmetologia Sônia Corazza.

A profissional explica que as técnicas modernas de obtenção de ativos possibilitam a extração de princípios biológicos a partir de polpas de frutas. “Mas é preciso muita cautela, pois simplesmente adicionar sucos ou polpas diretamente sobre a pele ou cabelo pode causar sérios problemas de irritação, alergia ou fotossensibilização”, alerta.

A seguir, Sônia Corazza cita as frutas e as respectivas propriedades cosméticas usadas como ativos em cosméticos.

1. Abacaxi

É uma fruta rica em uma enzima chamada bromelina, contém vitamina C, tiamina, ácido fólico, vitamina B6 e minerais como potássio, magnésio, cálcio e manganês. Essa composição faz do abacaxi uma fruta de propriedades adstringentes, nutrientes e amaciantes e é indicado para limpeza e condicionamento dos cabelos.

2. Amora

Rica em mucilagens, açúcares, ácidos orgânicos, flavonoides e sais minerais como potássio, magnésio, cálcio e manganês, a amora apresenta propriedades protetoras e adstringentes. Fórmulas que se apropriam dessas características da fruta são indicadas para hidratar, nutrir e equilibrar os fios.

3. Pitanga

É uma fruta rica em açúcares essenciais, bioflavonoides antioxidantes e sais minerais. As propriedades estimulantes e adstringentes da pitanga são bem-vindas em fórmulas para o tratamento de cabelos em produtos com apelo nutritivo e estimulante.

Pote branco e maracujá em cima de folhas verdes
Maracujá é indicado para tratar e proteger os cabelos (Imagem: Shutterstock)

4. Maracujá

Rico em vitaminas, proteínas, açúcares essenciais, bioflavonóides antioxidantes e sais minerais, o maracujá apresenta propriedades adstringentes, nutrientes e protetoras. É indicado para fórmulas de tratamento, limpeza e proteção de cabelos mistos ou oleosos, ou para condicionamento e proteção em produtos leave-in.

5. Cacau

Apresenta propriedades emolientes, hidratantes e nutrientes. É indicado para utilização em fórmulas para hidratação, nutrição e proteção de cabelos enfraquecidos. Pode ser utilizado em tratamento de cabelos ressecados. Por sua atividade hidratante e emoliente, também é recomendado para uso em produtos para a pele, como cremes e loções de tratamento, loções pós-sol, entre outros.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.