6 receitas doces para a festa junina

6 receitas doces para a festa junina
Aprenda a preparar deliciosos pratos juninos

Deliciosas opções para você preparar e se deliciar em casa

A festa junina é uma das comemorações brasileiras mais aguardadas do ano. Além da quadrilha e das brincadeiras, é repleta de comidas tradicionais deliciosas. Mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, esse ano grandes festas não poderão ser realizadas. Contudo, isso não significa que você não possa se deliciar em casa com os doces típicos – sem aglomeração, é claro. Confira algumas receitas!

CURAU

Ingredientes

4 espigas de milho

3 xícaras de chá de leite

1 colher de sobremesa de manteiga

1 lata de leite condensado

1 xícara de chá de água

Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Lave em água corrente as espigas de milho e retire os fios de cabelo. Rale-as e misture com a água. Passe em uma peneira e, em uma panela, junte com o leite e a manteiga. Leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até engrossar. Acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por cinco minutos em fogo baixo. Retire do fogo e despeje em tigelas individuais. Polvilhe com a canela em pó e sirva.

MAÇÃ DO AMOR

Ingredientes

4 maçãs vermelhas

4 palitos de picolé

1/2 xícara de chá de água

1 1/2 xícara de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de glucose de milho

1/2 xícara de chá de corante alimentício vermelho

Modo de preparo

Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma delas, no lado do cabinho, e reserve. Em uma panela, misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Deixe ferver, sem mexer, durante 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire do fogo. Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a da panela e deixe escorrer o excesso de calda. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir.

CANJICA

Ingredientes

1 1/3 de xícara de chá de milho branco para canjica

4,5 l de água

1 xícara de chá de leite de coco

1 xícara de chá de leite

1 1/4 de xícara de chá de açúcar

Canela em pó e amendoim torrado a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela grande, coloque o milho, cubra com 3 litros de água, tampe e deixe descansar até o dia seguinte. Depois, escorra toda a água. Na panela de pressão, coloque o milho e a água restante, tampe e cozinhe em fogo alto até pegar pressão. Reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 45 minutos, ou até que o milho fique macio. Desligue o fogo e aguarde a pressão da panela sair completamente. Abra a panela e escorra toda a água. Coloque o milho novamente na panela, acrescente os demais ingredientes e mexa. Cozinhe em fogo alto, sem tampar a panela, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cremosa. Distribua a canjica em tigelas pequenas. Sirva quente ou fria, polvilhada com canela e amendoim torrado.

BOLO DE MILHO-VERDE

Ingredientes

5 ovos

1 xícara de chá de óleo

2 xícaras de chá de açúcar

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

2 latas de milho-verde

Margarina para untar

Farinha de trigo para enfarinhar

Modo de preparo

No liquidificador, bata o milho, o óleo e os ovos. Transfira para um recipiente e acrescente a farinha e o açúcar. Misture tudo até obter uma massa grossa. Acrescente o fermento e mexa mais um pouco. Em uma forma untada, coloque a massa e leve ao forno preaquecido por 40 minutos, ou até que o bolo esteja assado.

COCADA DE COLHER

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 1/2 xícara de chá de leite

2 colheres de sopa de margarina

100 g de coco ralado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a margarina e o coco ralado. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, por aproximadamente 15 minutos, ou até começar a soltar do fundo da panela. Distribua em potinhos, deixe esfriar e leve à geladeira.

PÉ DE MOLEQUE

Ingredientes

600 g de rapadura

1 xícara de chá de água

2 xícaras de chá de amendoim torrado sem pele e sem sal

Manteiga para untar

Modo de preparo

Corte a rapadura em pedaços pequenos. Coloque-a em uma panela grande com a água e leve ao fogo alto, mexendo às vezes, até derreter e começar a ferver. Pare de mexer e deixe cozinhando até atingir o ponto de bala dura. Acrescente o amendoim e retire do fogo. Mexa com uma colher de pau até a calda começar a engrossar e ficar opaca. Despeje a mistura sobre uma superfície lisa, untada com a manteiga, e espalhe-a com uma espátula. Quando começar a endurecer, corte o doce em retângulos. Deixe esfriar e, depois, guarde em recipiente bem fechado.

Confira outras opções de doces na revista Culinária Popular.

Redação EdiCase

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *