Ícone do site Portal EdiCase

8 termos da Astrologia para você entender mais sobre os signos

Livro aberto em cima da mesa com ilustração de um círculo com os 12 signos do zodíaco

Existem diversos termos astrológicos no zodíaco (Imagem: New Africa | Shutterstock)

Muitas pessoas acham que a Astrologia é apenas sobre horóscopo e previsões. Contudo, existem diferentes conceitos e técnicas que tornam esse estudo amplo e muito interessante. Confira alguns termos utilizados.

1. Ascendente

O signo ascendente é aquele que estava subindo no horizonte no momento do seu nascimento. Ele marca o começo da experiência individual e a primeira interação com o mundo. O signo que está lá aponta como a pessoa estrutura a sua personalidade e como seu corpo físico tende a se comportar. Ele é a primeira casa do Mapa Astral e representa as marcas de expressão, o jeito de se comunicar e o estilo próprio de ser.

2. Signo descendente

É o signo que estava descendo no horizonte no momento do seu nascimento. O descendente está oposto ao ascendente. Simboliza a experiência dos encontros e a arte de se relacionar. O signo que está nessa casa representa o que a pessoa busca em um relacionamento e qual tipo de relação ela atrai. Essa casa fala sobre os relacionamentos estáveis, casamentos, parcerias e sociedades.

3. Fundo do céu

É o ponto mais baixo do momento do nascimento e do Mapa Astral. Simboliza as raízes, a base, a família e a ancestralidade. Essa casa representa a sustentação do indivíduo, o signo que está ali dá indícios de como foi a relação da pessoa com a sua família, o que ficou registrado emocionalmente da sua infância. Também representa como lidamos com a nossa casa.

4. Meio do céu

É o ponto mais alto do momento do nascimento e do Mapa Astral, considerada uma das casas mais importantes. Simboliza a escolha do caminho que a pessoa irá trilhar no mundo. O meio do céu representa a missão do indivíduo, que, por meio do amadurecimento e crescimento, se torna mais palpável. É a casa que fala sobre carreira, futuro, sentimento de reconhecimento e participação na sociedade.

O meio do céu é uma das casas mais importantes no Mapa Astral (Imagem: Shyntartanya | Shutterstock)

5. Nodos lunares

Os nodos lunares são pontos calculados que representam o encontro entre a órbita da Terra ao redor do Sol e a órbita da Lua ao redor da Terra. São pontos orientadores na vida. Ali se encontra o propósito espiritual. É um guia para saber qual direção mais assertiva para crescer e se desenvolver.

Os nodos lunares também são conhecidos como cauda do dragão (nodo sul) e cabeça do dragão (nodo norte). Isso porque antigamente a lenda dizia que durante os eclipses um dragão celeste engolia o astro, que ficava oculto no céu.

O nodo norte está ligado à missão e ao propósito espiritual. Representa o que a pessoa vem desenvolver, atingir e conquistar. Já o nodo sul seria o passado, o que precisa ser integrado e resolvido. Para alguns astrólogos, o nodo sul seria a representação da bagagem cármica.

6. Retrogradação

Quando um planeta está mais próximo da Terra, temos a impressão de que ele está “andando para trás”. Esse movimento é aparente e, na astrologia, simboliza revisão e ajustes. Os assuntos que o planeta que está retrogrado representa podem passar por uma reflexão, como se precisassem de uma reavaliação.

Por exemplo, o planeta Mercúrio representa a comunicação e a mente; então, durante os períodos de retrogradação, podem ocorrer mais falhas de comunicação, ideias do passado podem voltar e a mente exigir um pouco mais de atenção e vigilância.

7. Quadratura

A quadratura é um aspecto astrológico que ocorre quando se forma um ângulo de 90°C entre os astros ou pontos do Mapa Astral. É considerado um aspecto desafiador, simboliza um conflito existente entre esses pontos. Ocorre entre os planetas que estão posicionados em signos da mesma triplicidade (cardinal, fixo e mutável). No Mapa Astral, é representado pelas linhas vermelhas menores, mostrando que ali ocorre uma tensão. Os assuntos envolvidos podem precisar de mais esforço para serem desenvolvidos.

8. Sinastria

Sinastria é uma técnica utilizada para analisar as facilidades, os desafios e as possibilidades em um relacionamento. Para isso, o Mapa Astral de ambas as pessoas é visto de maneira conjunta. A popularização da sinastria ocorreu com casais, mas ela pode ser utilizada para entender qualquer relação, seja familiar, com amigos e, até mesmo, com colegas de trabalho. Por meio da análise, é possível entender as possíveis divergências, o que cada um valoriza, como um pode complementar o outro e como pode ser a dinâmica dessa relação.

Por Franciele Campara

Astróloga, reikiana e professora com formação em Pedagogia.

Sair da versão mobile