7 alimentos ricos em carboidratos para aumentar o ganho de massa muscular
Os carboidratos são a principal fonte de combustível do corpo e devem estar presentes em qualquer dieta para manter a saúde do organismo. Por isso, as nutricionistas Queila Turchetto e Daniela Medeiros listam os principais alimentos ricos no nutriente para você incluir no cardápio. Confira:
1. QuinoaSegundo a nutricionista Queila Turchetto, a quinoa é "eficiente na prevenção de enfermidades crônicas, como aosteoporose, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrogênios na menopausa”.
2. Batata-doceOs carboidratos da batata-doce são classificados como complexos, o que significa que são digeridos e absorvidos mais lentamente pelo organismo, resultando em um aumento gradual nos níveis de açúcar no sangue, proporcionando uma energia mais estável e duradoura.
3. LeguminosasAs leguminosas são alimentos que oferecem uma rica combinação de carboidratos e proteínas. Grão-de-bico, ervilha, lentilha e soja são exemplos de leguminosas que contêm aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo.
4. AveiaDe acordo com a nutricionista Daniela Medeiros, esse cereal é fundamental para uma alimentação saudável. “A aveia tem carboidratos de absorção lenta, que dão a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no emagrecimento”, explica.
5. BananaAs bananas são uma ótima fonte de energia rápida, especialmente para pessoas ativas ou para aqueles que precisam de um impulso de energia antes de atividades físicas, visto que é comumente inserida em receitas de pré-treino.
6. BeterrabaRica em carboidratos, a beterraba é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes, tornando-a uma adição saudável e saborosa à dieta. Ela pode ser usada em saladas, sucos, sopas e assados.
7. Castanha-do-paráDe acordo com a nutricionista Natália Colombo, as castanhas são ricas em gorduras boas e devem fazer parte de uma alimentação saudável, pois regulam o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), prevenindo doenças crônicas.