6 benefícios da atividade física para quem tem problema de circulação 

A prática de exercícios físicos é reconhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde física e mental. No entanto, para quem tem problemas de circulação, surge o receio de aderir à atividade devido ao desconforto. Mas, segundo a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, praticar exercícios é essencial mesmo para esses pacientes. A seguir, veja o porquê!

1. Melhora o condicionamento cardiovascular Conforme a médica, exercícios físicos que fortalecem os músculos da panturrilha são especialmente benéficos para a circulação, pois trabalham a musculatura responsável por bombear o sangue de volta ao coração para ser reoxigenado nos pulmões. Para isso, mesmo os exercícios de baixo impacto, como a caminhada, já são vantajosos.

2. Ativa a circulação  Segundo a Dra. Aline Lamaita, exercícios aquáticos, como a natação e a hidroginástica, também são ótimos aliados. “Todos os exercícios dentro da água, além de trabalharem a musculatura da perna, são excelentes atividades aeróbicas e contam com a pressão hidrostática da água, que funciona como uma drenagem linfática, ativando a circulação”, acrescenta.

3. Controla o peso Ao se exercitar, o corpo queima calorias e utiliza o excesso de gordura como fonte de energia, ajudando a controlar o peso corporal. Isso reduz a pressão sobre os vasos sanguíneos e o coração, promovendo uma circulação mais eficiente. Além disso, o exercício físico estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, aumentando a capacidade do coração de bombear sangue e melhorando a circulação por todo o corpo.  

4. Protege contra doenças cardiovasculares Investir na musculação também é uma boa opção. De acordo com a Dra. Aline Lamaita, por ser composta de exercícios mais intensos, a modalidade deixa o coração mais ativo e saudável, normaliza a pressão sanguínea e combate o colesterol, assim protegendo o organismo de doenças cardiovasculares.

5. Previne as varizes  As varizes são veias dilatadas e tortuosas causadas pelo mau funcionamento das válvulas venosas, que impedem o retorno eficaz do sangue ao coração. Nesse caso, a musculação também é uma aliada "já que a hipertrofia da panturrilha é essencial para o controle da doença venosa, além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar, desde que acompanha por um especialista”, diz a médica. 

6.  Diminui o cansaço nas pernas  Exercícios físicos como yoga e alongamento melhoram a flexibilidade, a mobilidade e ajudam a reduzir o inchaço nas pernas, o que facilita o fluxo sanguíneo e diminui a sensação de cansaço. "Quanto mais você se exercitar, melhor será seu condicionamento vascular, então a sensação de peso e cansaço também será menor", afirma a Dra. Aline Lamaita.

Consulte um especialista  Vale ressaltar que consultar um cirurgião vascular antes de realizar qualquer tipo de exercício é fundamental para quem tem problemas de circulação. “Apenas o profissional especializado poderá realizar uma avaliação para diagnosticar o que está afetando sua circulação e indicar quais tipos de exercícios você pode realizar, além de, se necessário, recomendar tratamentos específicos para o seu caso”, finaliza a médica.