7 motivos para incluir o ovo na dieta 

Os ovos oferecem uma série de benefícios para a saúde e, apesar de terem sido alvo de preocupações no passado, podem ser consumidos com moderação como parte de uma dieta equilibrada. Por isso, a seguir, confira bons motivos para incluí-lo na sua dieta!

1. Fonte de proteína  A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera os ovos como a "padrão ouro" na oferta de proteínas. “Nos ovos, podemos encontrar todos os aminoácidos essenciais de que o nosso organismo necessita para desempenhar as funções vitais [...] As vitaminas e os minerais presentes também têm funções de regulação e equilíbrio no organismo”, destaca a nutricionista Simone Abreu.

2. Rico em nutrientes essenciais  Além de serem ricos em proteínas, os ovos também possuem vitaminas e minerais essenciais. Eles são especialmente ricos em vitamina A, D, E e B12, riboflavina, folato, ferro, zinco e selênio, que desempenham papéis importantes em uma variedade de funções do corpo.

3. Benefícios para a saúde cerebral  Os ovos são uma excelente fonte de colina, um nutriente essencial que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e função cerebral. Isso porque ela está associada à melhora da memória, função cognitiva e prevenção de doenças neurodegenerativas.

4. Auxilia na perda de peso  Consumir ovos no café da manhã pode ajudar a controlar o apetite ao longo do dia, promovendo saciedade e reduzindo a ingestão de calorias. “De uma forma geral, adultos saudáveis podem consumir de 3 a 4 unidades [de ovo] na semana, intercalando com o consumo de outras proteínas [...] Para quem faz controle de colesterol, deve apenas ficar atento para não exceder o total de colesterol do dia”, alerta a nutricionista Gabriela Marcelino.

5. Beneficia a saúde ocular  Os ovos são uma excelente fonte de antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, conhecidos por promover a saúde dos olhos e reduzir o risco de doenças oculares relacionadas à idade, como degeneração macular e catarata.

6. Promove a saúde cardiovascular  Contrariamente à crença popular no passado, estudos mostraram que o consumo regular de ovos pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. Isso porque eles aumentam o colesterol HDL (bom) e modificam o colesterol LDL (ruim) para uma forma menos prejudicial, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

7. Previne o envelhecimento precoce  Os antioxidantes presentes no ovo, como a vitamina E e o selênio, combatem os radicais livres, protegendo as células do envelhecimento precoce e prevenindo doenças crônicas.