A nova geração da música gospel

A nova geração da música gospel

Jovens artistas têm descontruído o tradicional gênero cristão

O gospel está entre os gêneros musicais mais ouvidos pelos brasileiros. Nos últimos tempos, esse estilo de música tem alcançado cada vez mais pessoas, inclusive, fora do nicho cristão. Mas há uma explicação para essa expansão: ela é resultado das transformações pelas quais o gospel tem passado.

Por que a Música Gospel está mais popular?

A internet facilitou bastante a disseminação do gênero gospel pelo Brasil. Dessa forma, cada vez mais pessoas passaram a ter acesso às canções. Ao contrário do que acontecia no passado, quando havia poucas opções de lugares para ouvir esse tipo de música. Os meios tradicionais eram CDs, rádios evangélicas ou cultos religiosos.

Os serviços de streaming de música também têm facilitado essa propagação, além de dar espaço para novos artistas. O Deezer, por exemplo, criou um canal inteiramente dedicado ao gospel. As playlists, feitas por curadorias especializadas, são classificadas como ‘Gospel Top Hits’, ‘Nas Igrejas’, ‘Novidades Gospel’, ‘Clássicos Gospel’, entre outras.

O poder dos jovens artistas  

Novos artistas têm descontruído a linguagem tradicional do gênero musical cristão e contribuído para atrair outros públicos. Além dos louvores que falam sobre fé, Deus e trechos da bíblia, as músicas atuais trazem temas relacionados ao amor, paz, empatia e cotidiano.

Priscilla Alcântara é uma das grandes representantes da nova geração da música gospel. Nas canções, com sonoridade mais pop, a artistas aborda temas variados e conquista milhares de fãs pelo Brasil. A saúde mental, por exemplo, foi um dos assuntos tratados por ela no álbum Gente.

Outros ritmos musicais ganham espaço

A sonoridade também mudou com a chegada dos novos cantores. Elementos de outros ritmos musicais foram adicionados e, consequentemente, mais pessoas passaram a ouvir as canções. A banda Casa Worship, por exemplo, tem produções que fogem do gospel tradicional. As músicas do grupo possuem referências do pop, folk e soul.

Parcerias

As parcerias entre cantores da música gospel e outros artistas têm garantido que a música cristã chegue a um público mais diversificado. O comediante Whindersson Nunes e a cantora Priscilla Alcântara se uniram na canção Girassol, que fala sobre dar valor à vida. Já o cantor Ton Carfi e o funkeiro MC Livinho lançaram a música Minha Vez, sobre não desistir e confiar em Deus.

Laleska Diniz

Jornalista com formação pela PUC-SP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 4 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais, portal de notícias e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *