A origem do sertanejo universitário

A origem do sertanejo universitário

Saiba como nasceu um dos gêneros musicais mais populares do Brasil

O sertanejo universitário é fruto das transformações pelas quais a música sertaneja passou ao longo do tempo. A sua origem está ligada aos jovens que, no final dos anos 1990, deixaram cidades do interior para ingressar em universidades situadas nas capitais.

Levando consigo a música sertaneja e outros elementos da cultura interiorana, eles ajudaram a popularizar o gênero musical entre os estudantes universitários. Alguns deles, inclusive, formaram duplas e passaram a cantar em bares.

João Bosco e Vinícius

João Bosco e Vinícius, por exemplo, é uma das primeiras duplas de sertanejo universitário. Eles começaram a se apresentar nos barzinhos de Campo Grande, em 1999. Os dois haviam deixado o interior do Mato Grosso do Sul para estudar na capital do estado. João Bosco para cursar Odontologia e Vinícius, Fisioterapia.

Mais jovem

Para agradar o novo público, o sertanejo passou por mudanças. As músicas tornaram-se mais dançantes e passaram a abordar a temática jovem e urbana. A sonoridade, inclusive, recebeu influências do axé, pop e até funk. A viola e o violão foram mantidos, mas também foram adicionados guitarra, baixo, bateria e instrumentos de percussão.

Outros artistas

Com o tempo, o gênero ganhou mais espaço em rádios, programas de TV e até novelas. Por isso, não demorou muito tempo para que surgissem outras duplas e artistas solos, como Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Gusttavo Lima, Luan Santana, entre outros.

Feminejo

As mulheres também têm ganhado mais espaço no sertanejo, principalmente no universitário. Para tanto, o termo “feminejo” passou a ser usado para denominar a nova onda de cantoras como Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Simone & Simaria. Nas músicas, elas tratam de temas como amor, traição, balada e bebedeira.

admin_portal

One thought on “A origem do sertanejo universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *