Cazuza: artista que marcou os anos 80

Cazuza: artista que marcou os anos 80

Conheça um pouco sobre a história desse cantor e compositor brasileiro

O cantor e compositor Agenor de Miranda Araújo Neto, ou apenas Cazuza, nasceu no Rio de Janeiro em 1958. Cresceu em meio a grandes cantores da Música Popular Brasileira, pois seu pai, João Araújo, era produtor fonográfico e sua mãe, Lucinha Araújo, era cantora.

Início da carreira musical

Em 1980, Cazuza ingressou no grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, no Circo Voador, e cantou em público pela primeira vez, na peça “Paraquedas do Coração”. No ano seguinte, em 1981, ele entrou para o grupo Barão Vermelho, como vocalista, e alcançou grande sucesso.

Todo Amor que Houver Nessa Vida, Pro Dia Nascer Feliz, Maior Abandonado, Bete Balanço e Bilhetinho Azul, são algumas das músicas mais famosas do Barão Vermelho – que atingiram o topo das paradas musicais.

Carreira solo

Em 1985, Cazuza e o Barão Vermelho protagonizaram um show histórico na primeira edição do Rock in Rio. Porém, naquele ano, cansado de cantar apenas Rock, Cazuza deixou o grupo e iniciou a carreira solo. Em seguida, lançou o primeiro álbum, intitulado Exagerado, com as músicas Exagerado, Mal Nenhum, Codinome Beija-Flor, entre outras.

Portador do vírus HIV

Ainda em 1985, o cantor descobriu que era portador do vírus HIV. A partir disso, iniciou uma grande luta contra a AIDS, pois ainda não havia medicamentos eficazes contra a doença. Inclusive, Cazuza chegou a ser internado em Boston, nos Estados Unidos, para tentar um tratamento.

Últimos álbuns

Em meio a batalha contra a doença, Cazuza ainda lançou quatro álbuns: Só se For a Dois (1987), Ideologia (1988), O Tempo não Para (1989) e, por último, Burguesia (1989). O cantor morreu aos 32 anos, em 1990, deixando sua marca definitiva na história da música brasileira e servindo como inspiração para diversos outros artistas.

Avatar

Laleska Diniz

Jornalista com formação pela PUC-SP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 4 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais, portal de notícias e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *