Ícone do site Portal EdiCase

Confira 5 passos para uma vida a dois mais feliz

Casal sentado no sofá, abraçados e sorrindo

A vida a dois pode ser bem mais leve quando buscamos o diálogo (Imagem: fizkes | Shutterstock)

Construir um relacionamento saudável, às vezes, não é uma tarefa fácil. Por conta das diferenças de comportamento e de pensamento, muitos casais não conseguem aliar as expectativas em relação ao futuro da união. Pensando nisso, o psicanalista, teólogo e filósofo Lucas Scudeler, revela cinco segredos para uma relação mais equilibrada. Confira!

1. Saiba dar valor ao diálogo

Em várias situações, os conflitos acontecem por questões profundas que não foram bem resolvidas. Para que o problema seja solucionado, nada melhor do que conversar. Nesses casos, não elevar a voz e agir com seriedade em relação ao sentimento do outro se torna fundamental. Ser honesto, sincero e buscar ouvir o que a outra pessoa tem a dizer são atitudes que ajudam a resolver a questão e a conhecer melhor o parceiro.

2. Demonstre apoio

É muito importante que os dois estejam interessados em tudo aquilo que norteia a vida do parceiro. E não apenas projetos de vida, mas também em desejos mais simples, como passeios e atividades de lazer. Oferecer apoio durante toda a trajetória é um passo correto a se dar, mesmo que você não entenda os objetivos do seu amor. Experimente ceder espaço, pois isso tende a trazer confiança e respeito.

Procure criar boas memórias e se divertir com o seu amor (Imagem: Sitophotostock | Shutterstock)

3. Tenham tempo de qualidade juntos

Você terá um tempo em que estará com seus amigos(as) e familiares, mas se dedicar em tirar dias e momentos a dois se torna essencial. Procure criar boas memórias e se divertir com o seu amor. Mesmo que os dois tenham gostos diferentes, busque pontos em comum e procure também fazer coisas que o parceiro curte. Com o tempo, muitos casais reclamam do afastamento, e esse tempo de qualidade pode ser um diferencial.  

4. Confie na pessoa que você se relaciona

Ter ciúmes é normal, mas deixar esse sentimento ser mais forte e até doentio é o que pode acabar com tudo. Afinal, você não é dono da outra pessoa, mas sim parceiro. E a parceria começa a partir do momento em que você não desconfia do comportamento do outro. Em relações mais saudáveis, não há um controle e nem centralização das atenções. Deixe a pessoa ter o espaço dela! Caso tenha questões a resolver, recorra ao diálogo.

5. Respeite as diferenças

Não existem pessoas 100% iguais, coloque isso na sua cabeça. As diferenças, aliás, é que podem ser provas claras de que o amor que existe entre o casal é muito forte. O respeito a esses pontos de divergências precisa ser sempre idealizado, pois tentar modificar comportamentos e gostos do parceiro é algo frustrante. Ao passo que o casal vai se conhecendo e respeitando as suas distinções, a chance de ter uma vida a dois saudável é bem maior!

Por Henrique Souza

Sair da versão mobile