No ambiente corporativo, as mulheres costumam se preocupar com a vestimenta, com o estilo do cabelo e com o tipo de maquiagem. Um levantamento realizado pelo LinkedIn mostrou que 48% das mulheres brasileiras acreditam que são mais julgadas pelo que vestem no trabalho do que os homens. Isso demonstra uma preocupação com a imagem e a postura no ambiente profissional.
O cabelo também é importante na construção estratégica da imagem. Para não errar, uma alternativa é a consultoria com um visagista, pois o especialista pode alinhar os objetivos da carreira à aparência física. “A imagem diz tudo sobre o momento de vida que estamos passando e quais objetivos queremos atingir”, afirma Fábio Oliver, visagista, hair designer e proprietário do The Blonde Concept.
Por isso, confira alguns cortes e estilos de cabelo e o que eles transmitem, segundo o especialista.
1. Cabelos médios e bobs
De acordo com o visagista Fábio Oliver, os cabelos médios e bobs são uma excelente alternativa para cargos de liderança. “Têm uma base reta com movimento interno, mais conhecida como camada invisível, e é uma ótima opção para uma mulher que quer uma posição de liderança”, destaca Fábio Oliver.
2. Franjas
A franja é um tipo de corte muito popular entre as mulheres, mas é preciso alinhar o estilo ao tipo de mensagem que se quer transmitir. “Demonstra delicadeza, sutileza. Pode ser usada em todos os tipos de rosto. Porém, é preciso trabalhar o corte de forma mais alongada para passar uma imagem mais profissional. A franja pode também remeter um pouco à infância. Além disso, esse tipo de corte abre o rosto e comunica que a pessoa está aberta para experimentar mudanças e viver nova fase”, explica o visagista.
3. Cabelos retos, longos e sem camadas
O corte reto conquistou boa parte do público feminino depois que algumas celebridades, como Kim Kardashian, fizeram do estilo a marca registrada. Porém, é preciso cautela ao adotar um visual como esse, dependendo da área de atuação.
“O corte reto não é indicado para pessoas que trabalham diretamente com o público, vendas, atendimento etc. Ele passa uma imagem de desconexão com a atualidade e a modernidade, podendo dar a impressão de que a pessoa é mais fechada”, alerta o hair designer.
Por Henrique Souza