Ícone do site Portal EdiCase

Conheça os benefícios da linhaça para a saúde

Recipiente de madeira com sementes de linhaça

Linhaça ajuda o organismo a absorver nutrientes (Imagem: Halil ibrahim mescioglu | Shutterstock)

A linhaça é uma semente que possui altos índices de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e magnésio. Por isso, ajuda a regular a absorção de outros nutrientes pelo organismo. De acordo com a nutricionista Queila Turchetto, ela possui componentes que apresentam ações farmacológicas importantes. “Em pesquisas recentes, vem apresentando resultados clínicos em estudos relacionados ao diabetes, lúpus, perda óssea, doenças hepáticas, renais e cardiovasculares, com resultados favoráveis quanto ao efeito benéfico da semente”, explica.

Vantagens da semente na prevenção de doenças 

Segundo a nutricionista Jamilla Saygli, a linhaça também contribui para uma pele mais sadia e ajuda a regular o intestino. “Auxilia na redução de processos inflamatórios e previne dislipidemias e doenças cardiovasculares”, acrescenta Adriana Cerchiari de Andrade, nutricionista.  

Todos esses benefícios estão ligados ao fato de a linhaça ser uma fonte rica de ácido allfalinolênico, fibras e lignanas. Além disso, a semente não possui glúten e tem como nutrientes ácidos-graxos, ômega 3 e 6 e carboidratos. 

Linhaça pode ser consumida com iogurte e vitaminas (Imagem: Shutterstock)

Dicas para consumir a linhaça 

A seguir, as nutricionistas Queila Turchetto e Jamilla Saygli listam algumas dicas para inserir a linhaça na rotina e aproveitar os seus benefícios.  

Composição nutricional 

Conforme explica Queila Turchetto, a semente de linhaça possui, em sua composição química, cerca de 30 a 40% de lipídio, 20 a 25% de proteína, 20 a 28% de fibra dietética total, 4 a 8% de umidade e 3 a 4% de cinzas, além de vitaminas A, B, D e E e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre. 

Sair da versão mobile