O soro é uma mistura de água com eletrólitos. Nele, é possível adicionar várias substâncias, como vitaminas e aminoácidos. Essa combinação pode suprir as necessidades do corpo quando há falta delas na alimentação. Além disso, a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela afirma que há uma grande possibilidade de o soro aumentar a imunidade, já que repõe grande parte daquilo de que o corpo necessita.
No entanto, ela alerta e explica que, por ser endovenoso – ou seja, entra na veia e cai direto na corrente sanguínea -, ele deve ser aplicado com cautela. O uso do soro também deve ser prescrito por médicos e infundido somente em ambientes adequados para essa prática.
“Os soros não são únicos, eles devem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente, e a grande vantagem é o efeito imediato, já que, por serem aplicados direto na veia – assim são absorvidos mais rapidamente do que os tradicionais medicamentos que têm passagem intestinal -, os nutrientes são muito mais bem aproveitados”, diz.
Benefícios fisiológicos e estéticos
A Dra. Ana Luisa Vilela conta que a composição personalizada do soro pode dar um up na saúde em geral e melhorar a beleza. “O procedimento atua na qualidade da pele, auxilia no processo de emagrecimento e desinflamação do organismo, melhorando a massa magra e potencializando o sistema imunológico”, afirma.
Composição personalizada de soros
A nutróloga explica quais vitaminas e nutrientes podem ser adicionados ao soro para atender às necessidades individuais. Confira!
1. Carboidratos
Os carboidratos ajudam na força celular, dão energia e pique para as células.
2. Eletrólitos
Os eletrólitos ajudam na execução de reações químicas relacionadas à contração muscular, aumentam ânimo, melhoram a hidratação e ajudam a desinchar.
3. Aminoácidos
Os aminoácidos atuam diretamente no ganho de massa muscular, na firmeza da pele, ajudam a dar mais força para cabelos e unhas e ativam a regeneração celular.
4. Minerais
Os minerais estimulam as sinapses nervosas e, assim, melhoram a cognição. Atuam ainda no combate à anemia, melhoram a respiração celular, otimizam as reações químicas vitais e ajudam na produção de hormônios.
5. Vitaminas
As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo, já que atuam como antioxidantes, previnem doenças sérias nutricionais, agem na condução nervosa, no controle de doenças autoimunes e na formação celular.
6. Biotina
A biotina fortalece cabelos e unhas.
7. Selênio
O selênio atua na renovação dos tecidos da pele.
8. Vitaminas C e A e zinco
As vitaminas C, A e o zinco atuam no aumento da imunidade.
9. Fibras, zinco e vitaminas do complexo B
Atuam na melhora dos sintomas da depressão.
10. Magnésio, zinco e triptofano
Ajudam a melhorar a memória.
11. Vitamina A, C e B, cálcio, magnésio, ferro e aminoácidos
Trazem alívio dos sintomas da menopausa.
Por Mayra Barreto Cinel