Conheça os riscos dos anabolizantes para a saúde

Conheça os riscos dos anabolizantes para a saúde
Anabolizantes podem ser prejudiciais para a saúde (Imagem: Shutterstock)

Os hormônios sintéticos são usados para ganhar músculos, força e resistência

Não é de hoje que o uso de anabolizantes nas academias brasileiras preocupam os profissionais do esporte e da área da saúde. Com o objetivo de aumentar a competitividade com a melhora da performance, ganhar músculos e definição rápida e curar lesões de forma mais ágil, muitas pessoas optam por ingerir esteroides androgênicos anabólicos, os famosos anabolizantes, sem a real noção do perigo do uso excessivo destes produtos.

> Hidroginástica: veja como a prática ajuda a definir e tonificar o corpo

Efeitos colaterais dos anabolizantes

Derivado principalmente do hormônio testosterona, os anabolizantes atuam no crescimento celular e nos tecidos corporais, como o ósseo e o muscular. Dentre os diversos efeitos colaterais provocados por eles, podemos destacar o aumento de acne, queda de cabelo, distúrbios de sono e personalidade, como agressividade, ataques de ira, alucinações, engrossamento da voz e surgimento de pelos. 

Além de irregularidade no ciclo menstrual, no caso das mulheres, aparecimento de mamas, redução dos testículos, nos homens, e calvície. Nos adolescentes, os efeitos podem ser ainda mais devastadores e o produto pode comprometer o crescimento ósseo, além de interferir no desenvolvimento sexual.

> Cardápio seca barriga: café da manhã, lanche, almoço e jantar

Riscos dos anabolizantes
Anabolizantes podem ter efeitos colaterais (Imagem: Shutterstock)

Riscos à saúde

De acordo com a endocrinologista e metabologista Paula Pires, o uso correto desses suplementos para pessoas saudáveis não oferece riscos à saúde, mas para alguns pacientes eles podem ter consequências ruins. “A dextrose tem alto índice glicêmico, por isso, seu pico de insulina será rápido, o que é prejudicial para pacientes com diabetes e acima do peso”, revela a especialista.

“Como acontece com a bulimia e anorexia, esta prática está associada à insatisfação com a imagem corporal e comportamentos obsessivos, sendo que estes, muitas vezes, precisam ser encarados como uma doença psicológica a ser tratada”, completa.

> Entenda a importância de proteger a coluna durante a atividade física

Procure um médico e seja mais saudável

Os efeitos dos anabolizantes são rápidos e comprovados. Porém, o uso dessas drogas pode ser extremamente nocivo à saúde, chegando a causar embolia pulmonar e outros sintomas que podem levar à morte.

Por isso, Paula Pires afirma que devemos combater a busca por resultados imediatos de corpos esculturais e investir em um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e atividades físicas regulares, evitando os efeitos devastadores de drogas que interferem no desempenho.

Acompanhe mais notícias sobre saúde na revista ‘Emagreça com saúde’

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *