Além das mudanças emocionais, a gestação também é responsável por grandes mudanças físicas no corpo da mulher. Afinal, uma nova vida está sendo formada. Por isso, alguns cuidados são importantes para garantir a saúde da mãe e do bebê.
1. Atenção redobrada com a pele
A gravidez aumenta a quantidade do hormônio progesterona no organismo, o que pode ocasionar na pele o aumento de pintas, manchas escuras (melasma), manchas vermelhas (telangectasias) e acne. Além disso, também poderá ocorrer um aumento do suor.
Neste período, um dos cuidados mais básicos consiste em lavar a face com sabonete neutro e utilizar um filtro solar potente. Além disso, preste muita atenção em tudo o que for passar na pele e consulte sempre o seu médico ou dermatologista, pois a absorção de determinados produtos pode afetar a saúde do bebê.
2. Cuidados com os cabelos
Os cabelos são um caso à parte, pois geralmente são muito beneficiados durante a gestação. Nesse período, a progesterona diminui a queda do cabelo e ele costuma ficar mais bonito e volumoso.
Porém, isso não significa que você pode relaxar no cuidado. Cerca de três meses após o parto costuma ocorrer uma queda intensa e, geralmente, normaliza em quase todas as mulheres após um ano.
O uso de tinturas para cabelo na gravidez também não é aconselhável. Ainda está em discussão no meio científico sobre uma provável associação entre abortos espontâneos e certas substâncias contidas em tinturas e alisantes de cabelo.
Portanto, é melhor evitar – principalmente nos três primeiros meses de gravidez. Após esse período, mediante prévia consulta ao médico, podem ser usados os tonalizantes e a hena, que são eliminados após poucas lavagens.
3. Estrias e varizes
A formação de estrias pode acontecer durante a gravidez. Como prevenção, as orientações básicas são: ganhar o mínimo possível de peso e usar bastante hidratantes à base de ureia ou óleo de amêndoas doce nas regiões mais propensas, como abdômen, quadril e seios. Contudo, lembre-se de consultar o médico antes de usar esses produtos. Logo após o parto, o ideal é procurar um dermatologista para tratamento. As varizes também aparecem com mais frequência. Usar meias elásticas e engordar pouco ajudam a prevenir.
4. Cuide de você sempre
Alterações de pintas e aparecimento de pequenas lesões no pescoço, mamas e axilas podem acontecer por estímulo do crescimento, próprio da fase gestacional. No entanto, qualquer uma dessas alterações deve ser verificada pelo dermatologista para descartar qualquer tipo de problema.
As mudanças no corpo durante a gestação são muitas e variadas. Portanto, você não deve deixar de se cuidar. Siga sempre as orientações do seu médico, assim você estará pronta para conservar a beleza e receber o seu bebê com muita saúde!
Por Dra. Érika Rosim Campos
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e titulação em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (2015).