Culinária portuguesa: receitas tradicionais

Culinária portuguesa:  receitas tradicionais

5 Pratos incríveis e repletos de sabor para você sentir o gostinho de Portugal

A culinária portuguesa é uma das mais ricas do mundo. Com traços mediterrâneos, os itens mais consumidos no país são peixes, frutos do mar, azeites e azeitonas. O bacalhau, por exemplo, é o alimento mais tradicional em Portugal, base para uma infinidade de comidas. 

Aprenda a fazer receitas tradicionais e saborosas de Portugal!

BACALHAU ALBARDADO

Ingredientes

600 g de lombos de bacalhau

5 dentes de alho

1 colher de café de colorau

4 ovos

200 g de farinha de trigo

100 ml de vinho branco

200 ml de leite

Óleo para fritar

Salsa picada a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte o bacalhau em tiras regulares. Coloque-o em um recipiente e tempere com o alho picado, o leite e o colorau. Borrife o vinho sobre o bacalhau e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe marinar por 30 minutos. Bata os ovos com as folhas de salsa. Depois, retire o bacalhau do recipiente, passe na farinha de trigo, nos ovos e novamente na farinha. Frite no óleo a 170°C por 2 minutos.

BATATA AO MURRO

Ingredientes

Sal e azeite de oliva a gosto

1 kg de batata

Ervas frescas a gosto

Modo de preparo

Lave as batatas, esfregando com uma escovinha. Cozinhe-as em uma panela com água e sal até que estejam macias. Escorra ligeiramente e pressione levemente cada uma com o punho. Depois, em um recipiente, regue-as com azeite. Espalhe por cima as ervas frescas picadinhas e leve ao forno até dourar.

ARROZ DE CABIDELA

Ingredientes

1 cebola

4 dentes de alho

4 colheres de sopa de azeite

1 folha de louro

4 tomates maduros

750 g de frango caipira com sangue

Água quente o suficiente

Sal a gosto

300 g de arroz

2 colheres de sopa de vinagre

Modo de preparo

Descasque e pique a cebola, os dentes de alho e leve ao fogo com o azeite e a folha de louro. Pique o tomate em pedaços pequenos e junte ao refogado. Acrescente o frango cortado em pedaços, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque água quente até cobrir o frango e ferva por mais 20 minutos. Acrescente mais água e, assim que levantar fervura, coloque o arroz. Mexa por 10 minutos e adicione o sangue com o vinagre. Retire do fogo e sirva em seguida.

SARDINHA GRELHADA

Ingredientes

700 g de sardinha limpa

1/3 de xícara de chá de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, tempere as sardinhas com o sal e a pimenta-do-reino. Unte-as com metade do azeite. Aqueça uma grelha, unte com o azeite restante e doure as sardinhas dos dois lados.

CALDO VERDE COM CHOURIÇO

Ingredientes

1 cebola

2 dentes de alho

400 g de batata

1 l de água

Sal a gosto

300 g de couve

3 colheres de sopa de azeite

1 chouriço (linguiça portuguesa)

Modo de preparo

Descasque a cebola, o alho, as batatas e corte tudo em pedaços. Leve tudo ao fogo em uma panela com a água. Assim que ferver, tempere com sal a gosto, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo moderado por aproximadamente 20 minutos. Lave a couve e corte em tirinhas. Em uma panela, cubra a couve com água e leve ao fogo, deixe ferver por 1 minuto e escorra. Corte o chouriço em rodelas finas e refogue no azeite. Bata as batatas no liquidificador. Depois, leve ao fogo as batatas e junte a couve em tirinhas. Mexa e deixe ferver com a panela destampada por 5 minutos. Acrescente o chouriço e sirva.

Redação Edicase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *