10 curiosidades sobre o reinado de Rainha Elizabeth II

10 curiosidades sobre o reinado de Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II teve o reinado mais longo da história do Reino Unido (Imagem: Shutterstock)

O ano em que é celebrado o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II foi marcado por um dos dias mais tristes para a Europa e para o mundo. Aos 96 anos de idade, a monarca, que estabeleceu o reinado mais longo da história do Reino Unido, morreu – após 1 ano da morte de seu companheiro príncipe Philip, Duque de Edimburgo. 

Considerada um símbolo histórico, Lilibet, como era carinhosamente chamada pelos familiares, deixa não somente um legado como inúmeras curiosidades sobre a sua vida privada. Afinal, foram longos anos dedicados a servir ao povo.

“Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço de nossa grande família imperial à qual todos pertencemos”, declarou a Rainha Elizabeth II em 1940, no seu discurso de posse. 

A seguir, confira a seguir 10 fatos curiosos sobre a trajetória da Rainha Elizabeth II. 

1. O 2° reinado mais longo da história 

A Rainha Elizabeth II é a segunda monarca que ficou mais tempo no poder. Ao todo, foram 70 anos e 151 dias comandando o império britânico. Ela perde apenas para o Rei Luís XIV da França, que ficou 72 anos no trono.

2. Única mulher da família real a entrar para as forças armadas 

Antes de assumir o trono da Inglaterra, a monarca foi a primeira mulher a servir às forças armadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar da Divisão de Mulher do Exército Britânico e trabalhou como mecânica e motorista de caminhão. 

3. Primeira coroação televisionada na história britânica

A soberana presenciou diversas mudanças sociais e uma delas foi o início da televisão. Enquanto a TV ainda ganhava espaço entre os meios de comunicação, o príncipe Philip sugeriu que a coroação fosse transmitida para o público, defendendo o meio como uma forma de aproximação de seus súditos. O feito foi retratado na série ‘The Crown’ e pode ser assistido na Netflix. 

4. Conheceu cinco Papas 

De acordo com o site oficial da família real, desde que assumiu o trono, a rainha conheceu 5 papas. Foram eles: o Papa Pio em 1951, o Papa João XXIII em 1961, o Papa João Paulo II em 1980, 1982 e 2000, o Papa Bento XVI em 2010 e o Papa Francisco em 2014.  

Foto em preto e branco da Rainha Elizabeth II mais jovem
Rainha Elizabeth II inaugurou o MASP (Imagem: Shutterstock)

5. Inaugurou o MASP

Em sua primeira e única visita ao Brasil, em 1968, sua majestade inaugurou o Museu de Arte da Cidade de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista. Além disso, a monarca visitou o famoso Edifício Itália, foi a um show ao lado de Elza Soares, Wilson Simonal e Jair Rodrigues, e visitou o Maracanã, onde entregou um troféu ao Rei do futebol, Pelé. 

6. Conheceu 4 presidentes brasileiros 

Durante o período da ditadura militar, a Rainha Elizabeth II conheceu dois chefes do Executivo federal. O primeiro deles foi o General Arthur Costa e Silva, quando a Rainha visitou o Brasil, e o segundo foi o General Ernesto Geisel, que viajou para Londres para retribuir a visita da soberana. Após a redemocratização, ela conheceu quatro presidentes brasileiros: José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.

7. Uma das primeiras pessoas a usar a internet 

Em uma visita ao Centro de Pesquisas de Telecomunicações, no Reino Unido, em 1976, onde estava a primeira rede de computadores do planeta, a ARPANET, a soberana enviou um e-mail. Assim, se tornou uma das primeiras pessoas a usar a internet. 

8. Apaixonada por cães e cavalos 

Como demonstra diversas fotos da Rainha, ela adorava estar em contato com os animais. Por isso, um de seus passatempos favoritos era cavalgar e cuidar de seus cavalos, além de estar na companhia de cães, principalmente da raça corgi.

9. Chefe de estado mais viajada 

Mesmo sem ter um passaporte, a monarca é considerada a chefe de Estado mais viajada da história. Por isso, seu nome foi colocado no ‘Guinness Book’, o ‘Livro dos Recordes’. 

10. Fortuna de bilhões 

De acordo com um estudo publicado pelo jornal ‘The Sunday Times’, estima-se que a Rainha Elizabeth II acumulou um montante de 350 milhões de libras, o equivalente a R$2,2 bilhões de reais, durante a sua vida.

Vitoria Rondon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.