Para muitos estudantes, aprender História pode ser uma tarefa desafiadora, pois nem sempre é fácil entender os eventos do passado e como eles podem afetar ou afetaram o presente. Em algumas situações, recorrer à memorização superficial dos fatos pode parecer uma saída conveniente, o que é um erro.
Por precisar compreender datas, fatos históricos e extenso conteúdo, segundo o professor de História Pedro Rennó, da Plataforma do Professor Ferretto – canal 100% online focado na preparação para o Enem e vestibulares –, alguns alunos têm dificuldade com a disciplina.
“Alguns estudantes tendem a achar a matéria chata por acreditarem que aborda somente o passado, sem entender a ligação com o mundo de hoje, e isso dificulta o aprendizado. Decorar o conteúdo ao invés de compreender o assunto é um equívoco, pois logo se esquece o que se decorou; não é absorvido de fato”, avalia o professor.
Com isso em mente, o docente lista 4 dicas para aprender História sem precisar “decorar”. Confira!
1. Contexto histórico
É importante compreender não exclusivamente o fato isolado apresentado, mas o contexto em que ele está inserido. “Muitos alunos focam somente em eventos isolados, e não o todo, como as causas que levaram à ação, o comportamento que a sociedade tinha na época e as consequências dos atos”, conta o professor.
2. Mapas e linhas do tempo
Segundo Rennó, usar outros tipos de metodologia pode ajudar a absorver melhor o conteúdo. “Com o uso de mapas e cronologias, o aluno consegue visualizar melhor os acontecimentos históricos, fazendo assim uma associação mais clara entre um período e outro”, afirma.
3. Imersão no conteúdo
Para entender um assunto, a maneira mais fácil é se aprofundar nele. “Uma forma de compreender História e fazer uma imersão completa no período em questão é recorrer, além dos livros, às pesquisas na internet, procurando sempre fontes confiáveis”, recomenda o professor, que acrescenta: “Pesquise fotos, vídeos do acontecimento, se for um fato mais recente, busque amplamente entender o que foi descrito, buscando depoimentos, entrevistas com testemunhas da época ou especialistas”.
4. Associação com o presente
Sabemos que as ações do passado se refletem na realidade atual, em como a sociedade se organiza hoje, como as pessoas se comportam, a divisão dos países e continentes, entre outros fatores. Associar estes eventos pode auxiliar no momento dos estudos. “Fazer esse comparativo, além de trazer explicações sobre comportamentos e hábitos, auxilia muito no aprendizado, tornando mais simples o entendimento sobre cada período da história”, finaliza Rennó.