No dia 16 de fevereiro é celebrado o ‘Dia do Repórter’. A data, apesar de não ser oficial, homenageia a categoria por seu trabalho. Isso porque esse profissional desempenha um papel fundamental na sociedade, atuando como um elo crucial entre os acontecimentos e o público. Sua missão vai além da mera transmissão de informações; ele é responsável por investigar, contextualizar e comunicar eventos de interesse público de maneira objetiva e imparcial.
Por isso, a seguir, confira 5 documentários imperdíveis para celebrar o ‘Dia do Repórter’!
1. Primeira Página: Por Dentro da BBC Persa (2023)
Após a República Islâmica do Irã proibir o Serviço Persa da BBC de exercer o seu trabalho jornalístico no território, o veículo produziu este documentário, que conta os desafios dos profissionais para cobrir, à distância, os protestos em curso no Irã, desde a morte da jovem Mahsa Amin.
Na obra, é possível ver as dificuldades profissionais e pessoais enfrentadas por jornalistas que, mesmo em casos extremos, como a morte de parentes, não podem pisar no país. O veículo também aborda as críticas feitas por opositores do regime, que reclamam do espaço dado pela BBC aos argumentos do governo.
Onde assistir: BBC.
2. Em Perigo (2022)
Originalmente produzido pela HBO Max, o documentário acompanha a rotina de quatro jornalistas em países democráticos, em que a liberdade de imprensa é historicamente garantida. No entanto, o dia a dia dos profissionais passa por alterações e, então, eles passam a enfrentar situações típicas de zonas de guerra na luta para preservar a liberdade de imprensa.
Onde assistir: HBO Max.
3. Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado (2022)
Dirigido por Caio Cavechini e Eliane Scardovelli, o documentário conta uma história marcante do universo jornalístico: a denúncia de assédio a crianças de quatro anos em uma escola, em 1994, que gerou comoção no país e mudou a vida dos proprietários do estabelecimento, posteriormente declarados inocentes.
Por meio de uma série de entrevistas, realizadas pelo jornalista Valmir Salaro, primeiro a cobrir o caso em rede nacional, a obra mostra os desdobramentos do fato após 28 anos e os traumas que as vítimas, antes acusadas, tiveram que enfrentar. A produção também conta com o jornalista lendo, pela primeira vez, uma dedicatória que recebeu de Aparecida Shimada, uma das proprietárias da escola e vítima do caso.
Onde assistir: Globoplay.
4. Cercados (2020)
Dirigido por Caio Cavechini, a produção é um registro dos bastidores da cobertura da pandemia causada pelo vírus da COVID-19, por meio do olhar da imprensa. No documentário, é retratado a luta diária de jornalistas na “linha de frente” de cobertura das informações na época. Afinal, mesmo durante a crise, a desinformação não poderia prevalecer.
Onde assistir: Globoplay.
5. Aliados
Um documentário de guerra/política, a obra produzida por Gabriel Chaim acompanha a sua trajetória, junto às forças democráticas sírias, na operação internacional que reconquistou a cidade de Baghouz. Na produção também é possível ver o sofrimento de mulheres e crianças que escaparam dos bombardeios e foram levadas para o campo de refugiados de al-Hol.
Onde assistir: Globoplay.