Enem: dicas para acertar no título da redação

Enem: dicas para acertar no título da redação
Crie um título atraente para o seu texto

Professores dão sugestões valiosas para criar um título atraente

Segundo a cartilha de redação do Enem 2020, “o título é um elemento opcional na produção da redação”. Porém, caso deseje inseri-lo no seu texto, é preciso criá-lo com calma e de maneira responsável.

Diga algo relevante

Uma boa redação começa com um título atraente. Contudo, isso não quer dizer que ele deve ser feito antes do texto. Na verdade, ele pode ser extraído de uma frase marcante da redação.

“O título é fundamental, pois é a partir dele que o leitor decide se lerá ou não o texto. Recomendo que o título seja criado depois de finalizado o texto, pois o título deve sintetizar o tópico central do texto”, aconselha Édson Correa, professor e doutor em Língua Portuguesa.

No entanto, se sua inspiração surgir antes mesmo de colocar a ideia no papel, anote-a, mas certifique-se de que ela traduza bem o que você quer passar.

Com criar um bom título?

Veja algumas dicas de Edson Correa, professor e doutor em Língua Portuguesa, e Alexandre Daumerie, professor de Letras, para você acertar no título da sua redação:

  • Tente se inspirar em algum gancho sobre o tema ou sobre o próprio texto escrito.
  • Procure inovar e surpreender; mas sem ser descolado ou irônico demais. Dependendo do tipo de pessoa que for ler, ele pode ser mal interpretado. O bom senso é sempre bem-vindo!
  • Muitas vezes o título está lá, perdido no meio do texto em uma frase de impacto. Por isso, recomenda-se que o título seja criado depois do texto, após uma leitura atenciosa, e que seja capaz de representar de maneira sintética o tema do texto.
  • Não diga tudo no título. Ele deve traduzir a ideia central do texto, mas também deve deixar o leitor curioso.
  • Não se esqueça: o título é que venderá o seu texto. Portanto, capriche na hora de criá-lo, pois é tão importante quanto a redação. Só não vale vender gato por lebre. Isto é, não adianta ser criativo no título se ele não traduzir o que o texto diz.

Confira na revista Orientações Enem outras dicas para ir bem na prova.

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *