Entenda as vantagens da corrida para quem quer emagrecer

Entenda as vantagens da corrida para quem quer emagrecer
Vantagens da corrida para quem quer emagrecer (Imagem: Shutterstock)

Veja como a atividade pode te ajudar a eliminar peso e saiba os cuidados importantes antes de começar a praticar

Se seu objetivo é aumentar a massa muscular, provavelmente deve focar seus treinos em atividades anaeróbias, isto é, nos exercícios de musculação. Mas saiba que as atividades aeróbias são muito importantes para um bom condicionamento físico e para secar a porcentagem de gordura corporal, deixando seus músculos ainda mais definidos.

> Cardápio que contribui para combater a celulite

Corrida ajuda a emagrecer e na definição muscular

A corrida tem conquistado cada vez mais os amantes de atividades físicas, e não é para menos: ela é um dos treinos aeróbios mais eficazes. Independente se você está acima do peso e precisa emagrecer alguns quilos, ou se você está buscando hipertrofia e quer deixar os músculos ainda mais aparentes, a corrida resolve ambos os casos. Claro que para um melhor resultado, o treino deve estar integrado a um plano alimentar saudável.

> Veja como montar um prato equilibrado e emagreça de forma saudável

Tipos de treino

De acordo com Rick Soares Vieira, professor especialista em exercícios físicos aplicados à reabilitação cardíaca e a grupos especiais, uma boa forma de aliar a corrida ao treinamento de hipertrofia muscular é trabalhar intercalando um dia a resistência física, mediante uma série constante, e no outro um intervalado, com uma série que se alterna entre corrida e caminhada.

“O treino de corrida ajuda na diminuição do percentual de gordura, o que para o aluno que almeja hipertrofia muscular é bastante benéfico, pois ele terá uma definição melhor. É interessante que o treino aeróbico seja inserido ao final do treino de força”, aconselha o especialista. Entretanto, o volume, a intensidade e os exercícios da série vão depender do nível de condicionamento, experiência e limitações do aluno.

> Mitos e verdades sobre nutrição

Cuidados importantes antes de começar a correr

Como em qualquer atividade física, o ideal é consultar um médico antes de iniciar o treinamento, assim, é possível, a partir de exames, verificar a intensidade que seu corpo poderá suportar.

“Exames cardíacos e de esforço físico trazem mais segurança para o médico e para o treinador na adaptação do treino e posterior acompanhamento clínico durante a evolução dos treinos”, recomenda o personal trainer Felippe Calente.

É fundamental se alimentar antes da atividade 

De acordo com Waldyr Maciel, professor e personal master trainner da Reebook Sports Club, outras recomendações para quem quer iniciar um treino de corrida são: estar bem alimentado, de preferência com uma orientação nutricional profissional; fazer um aquecimento para que o corpo se prepare para o estímulo a ser executado durante a corrida e possuir tênis, roupas e acessórios adequados para a prática.

> 10 erros ao praticar atividades físicas

Qual o melhor tênis para corrida
Escolher um tênis que se adapte ao seu pé é importante (Imagem: Shutterstock)

Como escolher o tênis certo para corrida?

A escolha do tênis ideal, por exemplo, é um ponto que merece muita atenção, pois cada pessoa possui um tipo de pisada. Ou seja, alguns se apoiam mais na parte externa do pé, outros na parte central ou interna. Para cada caso, existe um tênis que se adapta melhor.

Para isso, os profissionais recomendam que se faça um teste em lojas ou laboratórios especializados, para verificar qual é o seu tipo de pisada. Dessa forma, você poderá optar pelo calçado que mais se adapta ao seu pé. Calce o tênis na loja, caminhe durante um tempo para sentir qualquer incômodo que possa surgir e tire todas as suas dúvidas com o vendedor.

É possível eliminar até 5 kg praticando corrida

Uma corrida de 5 km pode gastar entre 250 e 400 calorias. Com a prática frequente, é possível eliminar de 3 a 5 kg no primeiro mês. Claro que para ter uma redução de peso significativa é necessário cuidar da alimentação e evitar ingerir mais calorias do que gasta.

Confira mais dicas de saúde na revista ‘Seja Saúde’

Redação EdiCase

2 thoughts on “Entenda as vantagens da corrida para quem quer emagrecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.