Também conhecida como redução de estômago, a cirurgia bariátrica é uma técnica para tratamento da obesidade grave. Esse tipo de intervenção cirúrgica reduz o tamanho do estômago e pode alterar o trajeto dos alimentos, reduzindo a absorção do número de calorias dos alimentos.
Quem pode fazer esse tipo de cirurgia?
A cirurgia bariátrica não é indicada para qualquer pessoa. Por isso, não basta estar insatisfeito com o peso para iniciar os procedimentos. De acordo com a Dra. Claudia Chang, endocrinologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, antes de iniciar o procedimento é necessário fazer uma reeducação alimentar acompanhada pelo endocrinologista e buscar acompanhamento psicológico.
Além disso, para se submeter à cirurgia o paciente deve ter a doença comprovada por dois anos ou mais e já ter tentado outros tratamentos com acompanhamento médico, como reeducação alimentar.
“As indicações clássicas de cirurgia bariátrica são para aquele paciente com grau 3 de obesidade e com Índice de Massa Corporal maior ou igual a 40, ou obesidade grau 2, com IMC maior ou igual a 35, que também apresente doenças decorrentes da obesidade, como diabetes, pressão alta, alteração no colesterol, apneia grave, entre outras”, explica a médica.
Tipos de procedimentos
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica e metabólica, que podem ser feitos por abordagem aberta ou por videolaparoscopia (menos invasiva e mais confortável ao paciente):
- Restritivos: diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar.
- Disabsortivos: reduzem a capacidade de absorção do intestino.
- Técnicas mistas: com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos.
Onde é feita a cirurgia bariátrica?
A atenção na escolha do hospital é importante para o sucesso do procedimento. A cirurgia bariátrica deve ser feita em hospital com estrutura adequada e por médicos associados à SBCBM que pratiquem os procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Cuidados após a cirurgia
Depois da cirurgia é fundamental continuar seguindo um plano de alimentação saudável aliado à prática de exercícios físicos. Recomendações que deveriam ser seguidas por qualquer pessoa, independentemente de ter feito a cirurgia bariátrica ou não.
O paciente precisa ter em mente que a cirurgia é apenas o início de uma mudança de vida, que inclui comer corretamente, de forma mais saudável, incluindo no cardápio frutas, verduras, legumes, carnes, pães integrais, sucos. O paciente poderá comer de forma mais comedida e com mais frequência, de 3 em 3 horas, deixando as guloseimas para ocasiões especiais.