Eternos: um filme baseado em teorias extraterrestres

Eternos: um filme baseado em teorias extraterrestres
Filme eternos (Imagem: Divulgação)

Saiba qual a relação dos heróis da Marvel com os alienígenas

Se existe um assunto que divide opiniões e cria questionamentos é a existência de extraterrestres, há quem diga que já viu naves espaciais ou que até se comunicou com um deles, já outros acreditam que tudo não passa de teorias sem fundamentos.

Seja qual for a sua teoria, ambos se reúnem em um só lugar, o cinema. Em um universo de suposições de vida extraterrestre não é novidade que as produções cinematográficas se inspirem tanto nestes assuntos. Não é à toa que filmes como ‘O predador’, ‘O enigma de outro mundo’ e ‘Contatos imediatos do terceiro grau’ fizeram sucesso.

Extraterrestres nos cinemas e eventos reais 

Considerando isso, uma das mais recentes produções do universo da Marvel tem trazido curiosidades sobre o assunto dando “vida” a algumas dessas conspirações ficcionalmente e metaforicamente. Para entender melhor, confira a seguir quais são essas teorias, a relação delas com os filmes de heróis e eventos reais.

> Spider-Man: No Way Home: confira a crítica do terceiro filme estrelado por Tom Holland

Eles vivem entre nós:

As produções cinematográficas ao longo da história representaram um retrato social, seja em filmes baseados em fatos reais ou ficcionais, as referências à realidade sempre estiveram presentes, e por incrível que pareça afloradas em filmes de heróis. 

Um exemplo: Eternos, mais um filme do universo da Marvel repleto de referências sociais, mas com um fato curioso, apesar dos filmes da cia sempre estarem diretamente conectados a mitologias e aliens, este traz um diferencial, alusão a atuação dos extraterrestres por séculos na vida dos seres humanos. 

No filme os personagens Sersi, Ikaris, Thena, Ajak, Gilgamesh, Druig, Kingo, Phastos, Makkaro e Sprite formam um grupo denominado “Eternos”. Os integrantes vivem na terra durante séculos disfarçados de seres humanos, e acreditam viver na terra para proteger a humanidade de si mesma, coincidência? Talvez não.

Existem teorias conspiratórias de que extraterrestres estão disfarçados entre nós durante séculos, assim como os eternos, e até mesmo se relacionam com os seres humanos, os chamados  híbridos.

Isso nos leva a pensar que não seria uma surpresa se um alienígena fosse mais parecido com um ser humano do que com o estereótipo de olhos esbugalhados e braços grandes e verde. 

Tecnologia extraterrestre:

A tecnologia tem evoluído e possibilitado grandes transformações, como o surgimento de aparelhos celulares, computadores, televisões, aviões e armamentos, mas o que isso tem aver com os extraterrestres?

Em Eternos, o personagem Phastos produz todos os aparelhos tecnológicos muito antes do ser humano pensar que precisa deles e para não interromper sua evolução disponibiliza eles gradualmente.

E, assim como no filme, existem hipóteses de que os alienígenas teriam disponibilizado alguns de seus aparatos tecnológicos aos seres humanos para poderem observar a evolução da civilização, baseados em estímulo, assim como fazemos com ratos em laboratórios.

Isso explicaria eventos como o de Roswell, ocorrido em 1947, onde milhares de pessoas dizem ter avistado um OVNI, mas que a CIA diz ter se tratado apenas de fragmentos de um balão.

Segundo declarações da época, o físico norte-americano Bob Lazar teria dito que os EUA estavam mantendo naves espaciais escondidas na área 51 em Nevada para fazerem pesquisas, e coincidentemente após o fim da segunda guerra mundial a tecnologia deu um salto rumo à evolução.

> MAID: série retrata a importância da rede de apoio

Fenômenos Inexplicáveis:

Personagem filme ‘Eternos’ Sersi (Imagem: Divulgação)

Em junho de 2021 foi divulgado pelo Pentágono (sede do Departamentos de Defesa dos Estados Unidos) um novo relatório do governo norte-americano a respeito da aparição de objetos ainda não identificados.

Relatório do Pentágono

O relatório causou repercussão e aflorou a imaginação dos populares sobre a existência de extraterrestres, isso porque o documento não apresenta explicações sobre o fenômeno e demonstra indícios de capacidade de tecnologia desconhecida.

Ainda segundo dados do Pentágono, existem mais de 143 relatórios que permanecem sem explicação, sendo que 18 envolvem episódios com capacidade para tecnologia desconhecida pelos Estados Unidos e que não indicam relação com a Rússia ou China.

E apesar das autoridades norte-americanas relutarem em falar sobre fenômenos extraterrestres e evitarem o termo ‘Ovni’,  a falta de explicação sobre os eventos têm fortalecido teorias sobre fenômenos inexplicáveis.  Mas parece que você já viu isso em algum lugar? 

> Queen: a história por trás do sucesso

Relacionar episódios como esses a filmes não é muito difícil. Em Eternos uma geleira aparece sem explicação, após os heróis impedirem o nascimento de um ‘celestial’, e os populares e a imprensa começam a especular sobre o evento, já que não existem explicações para o fenômeno.

Curioso ou não casos misteriosos como esses parecem ser recorrentes, o mais recente deles ocorreu na cidade Francesa de Vimy, onde mais de 300 metros de uma plantação foi tomada por um enorme símbolo, atribuído por curiosos aos extraterrestres.

Apesar disso, estudiosos dizem que o fenômeno pode ser uma obra do ser humano ou algo natural, como: o consumo dos alimentos por animais, refutando as teorias.

E você, acredita em extraterrestres?

Como você viu existem diversas teorias sobre o assunto, porém ainda faltam comprovações científicas. Enquanto isso, produtores cinematográficos se valem dessas suposições em suas produções. Mas o questionamento que fica é: será que a vida imita a arte ou a arte imita a vida? O que nos resta é esperar a sequência desse “filme”.

Confira também: São Paulo ganha novo espaço cultural que une programação artística e editora independente

Vitoria Rondon

One thought on “Eternos: um filme baseado em teorias extraterrestres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.