Saiba como fazer pilates em casa com segurança

Saiba como fazer pilates em casa com segurança
Praticar pilates traz inúmeros benefícios para o corpo (Imagem: Fizkes | Shutterstock)

Durante a quarentena, causada pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a procurar alternativas para se exercitar sem sair de casa. O pilates, por exemplo, é uma modalidade de atividade física que pode ser realizada no conforto do lar e até mesmo com aulas on-line.

Além de uma série de benefícios para o corpo, como melhora da mobilidade articular, da capacidade respiratória e da flexibilidade, o pilates também ajuda a trabalhar a mente, combater a ansiedade e diminuir o estresse e o cansaço. Em casa, entretanto, alguns cuidados são fundamentais a fim de evitar lesões e garantir que os exercícios sejam realizados corretamente. Por isso, confira dicas para você praticar pilates de maneira segura.

Pilates com segurança

Segundo a fisioterapeuta Ana Luísa Marçal, antes de iniciar a prática, “é necessário e muito importante que sempre seja feita uma avaliação física [profissional], para que a aula seja montada de acordo com as necessidades e objetivos do aluno”.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Evitando lesões

A especialista ainda explica que realizar os exercícios com acompanhamento de um profissional, mesmo que de maneira on-line, ajuda a reduzir os riscos de lesões durante a execução dos exercícios. Ela ressalta que a avaliação também é essencial para que se possa entender quais as limitações do aluno e se existe algum exercício contraindicado para ele. Outra dica da fisioterapeuta relacionada a evitar lesões, no caso das aulas em estúdio, é realizá-las com no máximo mais 1 ou 2 pessoas. Já na modalidade on-line, são mais indicadas as aulas individuais.

Mulher fazendo pilates em uma sala de estar com notebook
Fortalecer a musculatura é essencial para evitar lesões durante os exercícios (Imagem: Prostock-Studio | Shutterstock)

Cuidados com costas e joelhos ao praticar pilates

Quando os exercícios não são praticados corretamente, costas e joelhos são regiões do corpo que podem facilmente ser lesionados. Por isso, de acordo com Ana Luísa Marçal, antes de qualquer coisa, é preciso fortalecer a musculatura que estabiliza essas articulações. “Chamamos musculatura profunda. Também no caso das costas, é necessário trabalhar mobilidade, e joelhos, respeitar a angulação de proteção da patela”.

Pilates para todos

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. “Ele é uma atividade física completa, que trabalha corpo e mente e abrange todos os públicos – desde um idoso com dor na coluna, até um atleta de alta performance!”, enfatiza a fisioterapeuta.

Comece a praticar já

Para quem quer começar a praticar pilates, Ana Luísa Marçal explica que há alguns princípios os quais devem ser seguidos durante as aulas. “Sempre manter a contração do Power House, que são músculos que estabilizam o tronco, e sincronizar o exercício com a respiração. Lembrando da expiração sempre no momento de maior esforço no exercício”, finaliza a profissional.

Laleska Diniz

Jornalista pela PUC-SP e pós-graduanda em Marketing pela USP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 6 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais e portal de notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.