Invista na carreira profissional que você gosta

Invista na carreira profissional que você gosta
Busque um emprego na área em que sinta afinidade (Foto: Shutterstock)

Além de escolher uma profissão que lhe dê prazer, confie em você mesmo e pesquise o mercado

*Por Eco Soluções em Conteúdo

Muitas vezes, escutamos: “Eu quero é trabalhar, qualquer coisa serve”. Porém, não é bem assim. Muitas pessoas aceitam salários irrisórios sem lembrar que poderiam ganhar até mais, trabalhando por conta própria.

É claro que não tem nada a ver você ficar por aí torcendo o nariz para as oportunidades, mas também não tem nada a ver se entregar a uma obrigação desagradável. Sendo assim, ao buscar um emprego, tente focar nas áreas que sejam mais interessantes para você. Não se esqueça: para ser um profissional bem-sucedido, é preciso ser o que se faz – e isso você só consegue gostando do seu trabalho.

> O que não pode faltar no currículo

Confie em você mesmo

É impossível assumir riscos se você não confia em si mesmo. Para que isso aconteça, é preciso ter muito claro os seguintes itens: clareza (sobre quem você é e o que quer), convicção (de seus valores), compromisso (com o próprio plano de ação) e perseverança (obter um emprego exige persistência).

É muito raro conseguir um emprego na primeira entrevista, no primeiro currículo enviado. Por isso, é fundamental insistir. Você também não vai conseguir um emprego se ficar sentado em casa sem fazer nada.

> Principais erros cometidos na entrevista de emprego

Investigando o mercado

Uma vez que você escolheu determinada área para buscar trabalho, procure informações sobre as empresas, pessoas, locais etc. Não são apenas os patrões que têm o direito de investigar a sua vida. Você também deve saber aonde irá, para não perder tempo, dinheiro, sola de sapato etc.

Corra atrás

Uma agência de empregos também pode ser bem útil para encontrar vagas. Entretanto, se você for um “guerreiro independente”, arme-se com os classificados e faça um roteiro de visitas para distribuir seu currículo. Internet? Sim! Mas nem sempre esse é o caminho ideal, a não ser que a empresa em questão prefira assim.

Oportunidades à vista

Além das agências de empregos, virtuais ou não, dos anúncios publicados todos os dias nos jornais, ainda existe uma opção nem sempre muito conhecida, mas eficaz, na hora de buscar um emprego.

O SINE Aberto, por exemplo, é uma plataforma do Governo Federal que visa aumentar a efetividade na colocação do trabalhador no mercado de trabalho. Para saber mais, consulte: http://sineaberto.economia.gov.br/

Veja mais dicas sobre como se destacar no seu trabalho na revista Sim, você pode!

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *