Ícone do site Portal EdiCase

5 livros para entender o mercado de tecnologia

Mulher sorridente lendo livro em casa

A leitura destes materiais simplifica o conceito de dados e softwares (Imagem: Ground Picture | ShutterStock)

De acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), mais de 60% das vagas disponíveis no setor de tecnologia até 2025 podem permanecer sem preenchimento devido à escassez de profissionais qualificados na área. No entanto, é compreensível que acompanhar um setor constantemente marcado por inovações não seja uma tarefa fácil, e manter-se atualizado sobre as tendências pode ser desafiador.

Por isso, a leitura de materiais relevantes pode ser uma excelente forma de auxiliar tanto aqueles que seguem uma carreira na área da tecnologia quanto os entusiastas desse campo. Joel Backschat, fundador da Orange Juice e CIO da FCamara, indica 5 livros para começar o próximo ano com mais conhecimentos sobre o universo de TI. Confira!

1. Arquitetura limpa – Robert C. Martin e Kevlin Henney

Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software (Imagem: Reprodução Digital | Editora Alta Books)

A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos. Mas como fazer isso de forma simples? É o que o livro de Martin ensina: escrever código fácil para que, tanto você, que escreveu, quanto um terceiro entendam o que foi feito. Livro básico que te faz repensar tudo o que você sabe em relação a desenvolvimento de sistemas. Vale a pena ler para quem quer se aperfeiçoar e melhorar sua produtividade”, recomenda o executivo.

2. Team Topologies – Matthew Skelton e Manuel Pais

Team Topologies, de Matthew Skelton e Manuel Pais (Imagem: Reprodução Digital | Editora IT Revolution Press)

Essa obra traz ensinamentos para a formação e o desenvolvimento de equipes bem-sucedidas na entrega de softwares eficientes. Além disso, ajuda as organizações a reavaliarem sua abordagem de avaliação de desempenho nas entregas de software, operações e suporte. “É um grande livro para entender por que o formato de times e de empresas tem tanto impacto no software que desenvolvemos e o que podemos fazer para termos pessoas que façam a diferença nesse processo”, acrescenta Joel Backschat.

3. Design It! – Michael Keeling

Design It!, de Michael Keeling (Imagem: Reprodução Digital | Editora Pragmatic Bookshelf)

Ideal para quem é desenvolvedor de software e não teve contato com esse tipo de arquitetura, mas precisa e quer adquirir esse conhecimento. “Livro muito bom para mostrar o papel do arquiteto dentro do novo momento que vivemos na tecnologia, em que escalabilidade e falta de pessoas são fatores reais na maioria dos projetos”, destaca Joel Backschat.

4. Accelerate – Jez Humble e Gene Kim

Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps – Building and Scaling High Performing Technology Organizations (Imagem: Reprodução Digital | Editora IT Revolution Press)

Trazer a tecnologia para gerar valor de negócio e apresentar dados de pesquisas é o que ajuda a medir a performance das entregas dos softwares. Esse é um dos conceitos abordados e defendidos no livro. Dessa forma, os leitores saberão como medir as performances de suas equipes e em quais recursos devem investir para melhorá-las. “Gosto desse título porque mostra uma visão inovadora ao explicar o que significa realmente ter um time de alta performance por meio de métricas do sistema”, afirma Joel Backschat.

5. O Projeto Fênix – Gene Kim

O Projeto Fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer (Imagem: Reprodução Digital | Editora Novatec)

Esse romance retrata um problema bem comum do mundo real: um dos personagens é gerente de TI de uma empresa e é acionado para “salvar” um projeto que representa o futuro da organização, mas extrapola o orçamento e está bastante atrasado. De uma forma um tanto inusitada, os autores renomados do movimento DevOps apresentam uma história que qualquer um que trabalhe com TI reconhecerá.

“Ela realmente conecta desenvolvedores e times de infraestrutura e foca o papel do DevOps para realizar essa união. Esse é o encanto da história, é uma situação tão comum que nos aproxima e nos faz simpatizar com todo o enredo”, analisa o CIO.

Por Carolina Matos Mazzer

Sair da versão mobile