Veja como acompanhar o fenômeno que ocorrerá pela terceira vez neste ano
Na noite desta quarta-feira (13), acontecerá o terceiro fenômeno da “superlua” e, desta vez, será o maior do ano. Por volta das 17h30 (horário de Brasília), ela irá nascer e, durante as primeiras horas, será o melhor momento para a observação.
A Lua, que está em sua fase cheia, atingirá seu ponto mais próximo da Terra em movimento de órbita, ficando maior e mais brilhante do que o normal. Além disso, ela poderá apresentar tonalidades como laranja, rosa ou vermelha.
Para quem gosta de acompanhar, o fenômeno poderá ser visto a olho nu, caso as condições climáticas estejam favoráveis. Sites e aplicativos de astronomia são uma boa opção para descobrir os melhores horários de visibilidade. Neste ano, teremos ao todo 4 superluas: maio, junho, julho (a maior) e em agosto.
> Nasa revela imagens inéditas captadas pelo telescópio James Webb
O que é uma superlua?
Superlua é um termo popular que surgiu para definir quando a Lua Cheia coincide com o perigeu – maior aproximação da Lua à Terra em sua órbita. O termo foi, originalmente, dado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Durante o fenômeno, o satélite natural aparenta estar 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
Lua dos Cervos
Tradicionalmente, os nativos norte-americanos nomeiam as luas cheias. O fenômeno deste mês foi nomeado de Lua dos Cervos. O nome está relacionado à época de verão, em que a galhada dos cervos se regenera, no Hemisfério Norte.