Melhore o seu orçamento fazendo doces para vender

Melhore o seu orçamento fazendo doces para vender

Veja como a empreendedora dos Chocolates fez e inspire-se

Já pensou em fazer alguma coisa diferente para ajudar no orçamento doméstico? Fazer alguns doces para fora pode ser uma ótima chance de garantir uma renda maior no final do mês. “A ideia de fazer ovos de Páscoa surgiu de tanto que amigos e familiares insistiram para fazer doces para fora”, conta Simone Reinhardt, que tem seu emprego fixo como coordenadora administrativa em uma empresa e faz doces para ajudar nas contas de casa.

Simone conta que “o famoso boca a boca” foi a melhor propaganda para seu negócio, que começou com pedidos de colegas de trabalho e na faculdade. “Nesse ramo o lucro é bem satisfatório”, explica Simone. Mas cuidado: é muito normal após começar a ter lucro, querermos sempre mais e mais. “É melhor ter menos lucro e clientes fiéis do que mais lucro e clientes que compram uma vez só”, alerta.

O que está esperando para começar seu negócio?

Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer o resfriamento / choque térmico no chocolate. A verdade é que existe mais de uma maneira de fazê-lo. Veja alguns métodos e descubra qual é o mais adequado para você.

Resfriamento com água fria

Após o derretimento, coloca-se o vasilhame com o chocolate em um recipiente com água gelada. Mexa-o para que o resfriamento se dê de maneira uniforme. Cuidado para não respingar água no chocolate.

Resfriamento com recipiente seco

Despeje o chocolate em outro recipiente limpo e seco, provocando o choque de temperaturas e o resfriamento.

Resfriamento sobre mármore

A superfície de mármore deve estar limpa e sem fissuras. Isto porque as pequenas fendas são pontos de fungos e bactérias, que podem se instalar no chocolate. Este, misturado ao creme de leite ou embalado em papel chumbo, pode então tornar-se um ambiente propício ao desenvolvimento desses organismos.

A vantagem desse tipo de resfriamento é que o chocolate tempera mais rápido em contato com a pedra fria. Entretanto, deve-se mexê-lo com extrema rapidez para evitar que passe da temperatura ideal.

– Despeje o chocolate derretido sobre o mármore;

– Com uma espátula, mexa-o sobre o mármore em movimentos rápidos;

– Com a própria espátula, despeje-o novamente no recipiente;

– Com o termômetro culinário, verifique se o chocolate atingiu a temperatura ideal.

Após resfriado, o chocolate deve atingir as seguintes temperaturas:

– 29°C (ao leite);

– 30°C (branco);

– 31°C (meio amargo).

Vamos colocar o conhecimento em prática? Aproveite as receitas que separamos para você e comece agora mesmo!

OVO DE MUSSE DE MARACUJÁ

Ingredientes

1/2 barra de chocolate branco

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

2 pacotes de suco de maracujá

1 barra de chocolate ao leite

1 barra de chocolate meio amargo

1 metade de um ovo de Páscoa

Modo de preparo

Pegue uma batedeira, coloque o leite condensado e bata por 2 minutos. Acrescente os dois pacotes de suco, coloque o creme de leite e bata até criar consistência. Depois, leve o chocolate branco ao banho-maria e acrescente à musse. Bata bem. Leve à geladeira em seguida. Derreta a barra de chocolate ao leite e metade do chocolate meio amargo. Coloque esse chocolate derretido na fôrma. Pegue a metade do ovo e recheie. Depois, cubra com chocolate derretido. Leve para gelar durante 2 horas. Retire da geladeira e está pronto.

OVO TRUFADO DE MORANGO

Ingredientes

400 g de chocolate ao leite

300 g de chocolate branco

2 colheres de chá de pó para sorvete sabor morango

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de conhaque

1/2 xícara de chá de creme de leite

Modo de preparo

Derreta o chocolate ao leite, tempere normalmente como todo processo de chocolate. Coloque 150 g de cada lado da fôrma própria para fazer ovos de Páscoa. Leve para a geladeira e espere endurecer para que seja colocada a trufa de morango.

Trufa

Derreta o chocolate branco, acrescente o conhaque, o mel e o pó para sorvete. Acrescente cuidadosamente o creme de leite para que não fique uma massa homogênea pastosa. Passe essa trufa dentro de cada metade do ovo e acabe de completar com o restante do chocolate ao leite para que seja escondida a trufa dentro do ovo. Coloque para acabar de secar na geladeira depois embrulhe.

OVO BRANCO TRUFADO DE LIMÃO

Ingredientes

Trufa

1/2 xícara de chá de creme de leite fresco

300 g de chocolate branco para cobertura

1/4 de xícara de chá de suco de limão

Raspas de casca de 1 limão

Ovo

500 g de chocolate branco para a cobertura

Raspa de casca de 1 limão

2 moldes para ovo de 500 g

Modo de preparo

Trufa

Esquente o creme de leite até começar a ferver. Desligue o fogo e adicione o chocolate branco picado, misturando bastante para ficar uniforme e cremoso. Acrescente o suco e as raspas de limão, misture e deixe esfriar.

Ovo

Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Acrescente as raspas de limão. Coloque o chocolate nos moldes com a ajuda de um pincel e leve-os à geladeira até secar. Retire-os da geladeira e repita este procedimento por duas vezes. Deve ficar uma camada média de chocolate. Quando estiver bem seco, coloque o recheio da trufa de limão. Deixe uma distância de um centímetro sobrando nas bordas. Para o recheio ficar firme, deixe o chocolate na geladeira por cerca de cinco minutos. Espalhe mais três camadas finas de chocolate, levando para refrigerar entre uma e outra aplicação. Raspe as bordas para retirar o excesso. Desenforme as metades e estará pronto.

OVO DE PÁSCOA DE SORVETE

Ingredientes

500 g de chocolate ao leite derretido

Sorvete de sua preferência

Fatias de pão de ló

Modo de preparo

Faça as casquinhas dos ovos de Páscoa e leve ao freezer. Retire e recheie com o sorvete. Coloque uma fatia de pão de ló e cubra novamente com chocolate derretido. Leve novamente ao freezer, desenforme, embale e coloque novamente no freezer. Válido no freezer por aproximadamente 4 meses.

MINIOVOS DE PASTA DE AMENDOIM

Ingredientes

450 g de açúcar de confeiteiro

I xícara de pasta de amendoim cremosa

1/4 xícara de manteiga

1 colher de sopa de leite

225 g de chocolate ao leite

1 colher de sopa de óleo

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o açúcar, a pasta de amendoim, a manteiga e o leite (caso seja necessário para deixar a massa mais umidade). Quando a massa estiver bem homogênea, faça 2 ovos, de 225 g cada, ou faça vários ovos pequenos. Deixe-os no congelador por 1 hora. Enquanto os ovos estão congelando, corte o chocolate em pedaços pequenos. Coloque os pedaços em uma panela própria para banho-maria, junto com o óleo. Em fogo médio, derreta o chocolate até ficar cremoso. Espete cada ovo com um garfo para banhar chocolate. Mergulhe os ovos no chocolate derretido deixando-os totalmente cobertos pelo chocolate. Ponha-os em um tabuleiro forrado com papel manteiga. Quando os ovos de Páscoa estiverem frios e firmes, decore-os ao seu gosto.

OVO DE GOIABADA COM QUEIJO

Ingredientes

Recheio

1 lata de leite condensado

1 caixa de creme de leite

1 pacote de queijo parmesão ralado

50 g de cobertura fracionada sabor chocolate branco

Casca de ovo

500 g de cobertura fracionada sabor chocolate ao leite

1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro

1/2 xícara de chá de goiabada cremosa

Modo de preparo

Recheio

Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, o queijo parmesão e a cobertura branca e leve ao fogo até soltar do fundo da panela. Reserve.

Casca do ovo

Derreta a cobertura ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e molde nas fôrmas de ovos de Páscoa conforme a instrução do fabricante. Leve para gelar até a fôrma ficar opaca. Retire da geladeira e recheie com o creme de queijo e a goiabada cremosa. Finalize passando uma fina camada da cobertura ao leite derretida por cima da casca e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

One thought on “Melhore o seu orçamento fazendo doces para vender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *