Milton Nascimento: conheça a história do cantor

Milton Nascimento: conheça a história do cantor
A trajetória de Milton Nascimento

O artista é um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira

O músico Milton Nascimento nasceu no Rio de Janeiro em 1942. Mudou-se para Belo Horizonte em 1963, a fim de fazer o vestibular para Economia. Contudo, o interesse pela música foi maior. Naquela época, formou o Clube da Esquina, com Lô Borges, Beto Guedes, Márcio Borges e Fernando Brant.

Início da carreira

Após se mudar para São Paulo, em 1966, conheceu a cantora Elis Regina, que gravou sua primeira música, intitulada “Canção do Sal”. No ano seguinte, em 1967, a carreira musical de Milton Nascimento começou a se erguer. Naquele ano, ele foi classificado no II Festival da Canção, da Rede Globo, com as músicas Travessia, Morro Velho e Maria, Minha Fé.

Álbuns

Ainda em 1967, lançou o primeiro disco solo, chamado Travessia. Em 1968, quando deu início a carreira internacional, em passagem pelos Estados Unidos, gravou o disco Courage. A seguir, vieram os demais álbuns, como Milton Nascimento (1969), Milton (1970), Clube da Esquina (1972), Milagre dos Peixes (1974), Native Dancer (1975), Minas (1975), Geraes (1976), Milton (1976),  Clube da Esquina nº 2 (1978), entre tanto outros.

Conquistas

Milton conquistou um Grammy, em 1998, com o álbum Nascimento. Já o disco Txai, que nasceu em sua viagem de barco pelo Rio Juruá, alcançou o primeiro lugar da lista World Music da revista Billboard.

“Existe amor”

Em maio de 2020, o artista lançou um EP em parceria com o cantor Criolo. “Existe amor”, composto por quatro faixas, foi lançado junto com uma campanha de um fundo solidário para a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19.

Aprenda a tocar os músicas da MPB com a revista Cifras dos Sucessos.

Laleska Diniz

Jornalista com formação pela PUC-SP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 4 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais, portal de notícias e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *