Petiscos veganos: 3 receitas rápidas e deliciosas

Petiscos veganos: 3 receitas rápidas e deliciosas

Aprenda a preparar receitas saborosas e sem ingredientes de origem animal

A alimentação vegetariana além de saudável, consciente e saborosa, pode ser prática e diversificada. O mundo vegetal é rico e oferece inúmeras possibilidades de sabores e texturas. Que tal testar essas receitinhas veganas maravilhosas?

COXINHA VEGETARIANA 

Ingredientes 
1 l de leite de aveia
1 kg de batata cozida espremida 
2 colheres de sopa de manteiga de macadâmia
2 cubos de caldo de legumes 
3 xícaras de chá de farinha de trigo 
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
3 xícaras de chá de farinha de rosca 
Sal a gosto 
Óleo quente para fritar 
Recheio
1 xícara de chá de proteína de soja refogada e temperada
2 colheres de sopa de azeitonas picadas 
3 colheres de sopa de cheiro-verde picado

Modo de preparo 
Em uma panela, coloque o leite, a batata, a manteiga, o cubo de caldo de legumes, a aveia e o sal e leve ao fogo até ferver. Acrescente a farinha de trigo e mexa até soltar do fundo da panela. Coloque em uma superfície lisa, seca e deixe esfriar. Em uma tigela, coloque os ingredientes do recheio e misture. Abra a massa em círculos, recheie e feche no formato de coxinhas. Passe na farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Sirva em seguida. 

ONION RINGS

Ingredientes 

4 cebolas  

1 l de água  

2 colheres de sopa de sal  

1 xícara de chá de vinagre de maçã  

1 l de leite de amêndoa  

5 colheres de sopa de farinha de aveia

2 colheres de sopa de queijo vegetariano ralado  

1 colher de sopa de pimenta-do-reino branca moída na hora  

1 colher de chá de orégano  

1 colher de chá de páprica doce

Sal a gosto  

500 g de farinha de trigo  

5 colheres de sopa de fubá 

Modo de preparo 

Corte as cebolas em rodelas (em anéis) de aproximadamente um centímetro. Em uma vasilha, coloque as cebolas e cubra com água gelada, sal e vinagre e deixe de molho na geladeira por 2 horas. Retire as cebolas da geladeira e coloque-as em um escorredor até sair o excesso de água. Leve-as para a geladeira novamente até a hora de fritar. Bata no liquidificador o leite, o queijo ralado e a aveia até obter um mistura homogênea. Coloque em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano.

Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o fubá e a páprica doce. Passe as cebolas na mistura batida no liquidificador, retire o excesso e empane na farinha de trigo com fubá. Repita o processo, retire o excesso de farinha e frite uma panela com óleo bem quente. Escorra e sirva em seguida.

DADINHO DE TAPIOCA 

Ingredientes 

250 g de farinha de tapioca  

300 g de queijo castanha ralado  

500 ml de leite  de amêndoa

Sal e pimenta-do-reino branca a gosto 

Modo de preparo 

Em um recipiente, misture o queijo ralado e a tapioca. Em uma panela, aqueça o leite e acrescente a tapioca. Mexa sempre para não empelotar. Acrescente os temperos e continue mexendo até obter uma mistura firme. Despeje em uma assadeira untada e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por aproximadamente 3 horas. Corte em cubos e frite em uma panela com óleo quente até dourar. Escorra e sirva em seguida.

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *