Principais erros cometidos na entrevista de emprego

Principais erros cometidos na entrevista de emprego
Alguns comportamentos podem colocar em risco a sua chance

Comportamentos que devem ser evitados para você conquistar a vaga que deseja

Por Trabalhando.com

A entrevista é uma etapa decisiva para uma empresa decidir se contrata ou não um candidato. Logo, alguns tipos de cuidados são importantes no momento da conversa com o recrutador. Por isso, veja dicas para evitar determinados comportamentos que podem comprometer a sua chance de conseguir uma vaga.

1. Falar mal do chefe ou emprego anterior

Isso é considerado agressivo em algumas empresas, passa a imagem de uma pessoa imatura e que não sabe reconhecer o que aprendeu em experiências anteriores. Pode pesar contra você, uma vez que expõe sua experiência anterior. Lembre-se que aquela oportunidade também pode ser passageira e a empresa não contratará alguém que tem o histórico de falar mal dos antigos empregadores.

2. Deixar celular à vista ou ligado

A entrevista é um momento importantíssimo para o candidato. Por isso, nada de atender o celular, mandar e receber mensagens ou ficar ouvindo música com o fone de ouvido. Coloque o aparelho no modo silencioso e evite ser repreendido pelo entrevistador. Caso esteja esperando uma ligação importante, peça permissão e combine com o entrevistador antes da conversa começar.

3. Fazer comentário sem pensar

Cuidado! Na tentativa de agradar, muitos candidatos acabam confundindo a entrevista com um bate-papo e fazem comentários como se estivessem entre amigos. O humor pode ser uma boa ferramenta para quebrar o gelo na hora da entrevista, entretanto, é importante analisar bem a postura do recrutador. Caso ele se demonstre muito sério, é melhor deixar a piada de lado. A entrevista é o primeiro passo para entrar na empresa. Logo, seriedade e profissionalismo são esperados desde o primeiro encontro.

4. Chegar atrasado

A falta de capacidade de chegar no horário combinado passa a impressão de falta de interesse e desleixo (sugere que a pessoa não deu a devida importância à oportunidade de trabalho). Imprevistos podem ocorrer e, caso isso aconteça, tenha em mãos o contato da empresa para notificar o entrevistador e combinar se a entrevista será feita no mesmo dia ou em outra data.

5. Mostrar pouca energia

Empresas buscam pessoas motivadas e com energia para trabalhar, não funcionários dispostos a apenas receber o salário no final do mês. Falar apenas de dinheiro na entrevista ou de seus desafios pessoais pode soar mal. Desenvolva assuntos como os desafios da empresa, a contribuição que você pode dar, entre outros.

6. Não manter contato visual

Olhar nos olhos do entrevistador é importante no momento do bate-papo. Confie em sua vontade e desejo de trabalhar. Olhar para baixo ou para os lados pode ser interpretado como insegurança ou, ainda, que o candidato não está falando a verdade.

7. Falar sobre problemas pessoais

Isso provoca uma imagem negativa do candidato, pois demonstra que ele não consegue separar problemas profissionais dos pessoais. A empresa busca alguém para ajudá-la no dia a dia a superar os desafios e a concorrência.

8. Falta de preparo para a entrevista

Não saber responder as perguntas feitas pelo entrevistador mostra uma grande deficiência em planejamento, preparo, cuidado e falta de autoconhecimento.

Confira outros conteúdos sobre carreira e trabalho na revista ‘Sim, Você Pode’.

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *