Prisão de ventre em mulheres: conheça as causas e saiba como combater

Prisão de ventre em mulheres: conheça as causas e saiba como combater
Causas da prisão de ventre em mulheres (Imagem: Shutterstock)

Saiba os fatores que podem contribuir para o mau funcionamento intestinal em mulheres

A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade de evacuar. Vários fatores são responsáveis pelo mau funcionamento do intestino, como alimentação desregulada ou desbalanceada, sedentarismo e pouco consumo de água.

> Iogurte: veja como ele ajuda na prevenção e tratamento de doenças

Hormônios influenciam no funcionamento do intestino

No caso específico das mulheres, esse problema também pode estar relacionado a outros fatores. Segundo Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, os hormônios influenciam no funcionamento intestinal. Isso porque, dependendo da fase, pode haver um movimento intestinal que resulta em uma maior ou menor absorção de líquido pelo bolo fecal. Durante o ciclo menstrual, por exemplo, as alterações hormonais fazem com que diminua os movimentos que ajudam na eliminação das fezes.

> Cardápio com chia: veja como inserir a semente em todas as refeições

Prisão de ventre na gravidez

As mulheres costumam ser mais afetadas pela prisão de ventre também quando estão em dietas que excluem fibras, verduras e legumes ou, até mesmo, durante o período da gravidez.“O aumento da progesterona no organismo da mulher, deixa o intestino mais lento, além da dilatação do útero, que põe pressão sob o intestino e, assim, acaba dificultando a evacuação”, analisa Domingos Mantelli.

De acordo com o ginecologista, a prisão de ventre não prejudica o bebê, mas pode trazer muito desconforto para a mãe. “O ideal é procurar um médico para iniciar um tratamento adequado para amenizar os sintomas”, recomenda o médico.

> Hidroginástica: veja como a prática ajuda a definir e tonificar o corpo

Prisão de ventre na gravidez
Prisão de ventre na gravidez (Imagem: Shutterstock)

Prejuízos causados pela prisão de ventre

Além do desconforto, o ginecologista e obstetra alerta que a prisão de ventre pode trazer outros prejuízos para a saúde. “A prisão de ventre, quando persistida, pode ocasionar hemorroida. Devido ao ressecamento das fezes, a mulher faz mais força para defecar”, alerta.

Até mesmo a vida sexual da mulher pode ser prejudicada com a prisão de ventre. “Acabam ficando estufadas, irritadas e com mau humor e isso faz com que elas sintam menos vontade de ter uma relação sexual”, analisa o ginecologista Domingos Mantelli.

> Reeducação alimentar: cardápio completo para você se alimentar de forma saudável

Como combater a prisão de ventre?

A recomendação para as mulheres que sofrem com a prisão de ventre é ingerir mais líquido diariamente, consumir alimentos ricos em fibras e realizar caminhadas ou outra atividade física. São atitudes simples e que contribuem para o correto funcionamento do intestino.

Acompanhe outras notícias sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.