Dicas para você se dar bem no vestibular

Dicas para você se dar bem no vestibular
Prepare-se para os vestibulares

Veja o que fazer antes antes e durante a prova para conquistar a sua tão sonhada vaga

Por Tao Consult 

Véspera da prova

Sem estresse, decida o que fazer no dia anterior ao vestibular. O mais aconselhável é relaxar. Entretanto, como o método de estudo é muito pessoal, se não lhe causar cansaço nem incômodo, revise as matérias que achar importante, mas sem exageros.  Evite consumir álcool e alimentos gordurosos, durma bem e aproveite para fazer alguma atividade relaxante. 

 No dia da prova 

Faça um número razoável de refeições balanceadas, não pule nenhuma. Durante a prova, se abasteça com água e frutas. Para otimizar a sensação de conforto, use roupas adequadas à estação. Evite peças que dificultem a circulação sanguínea. 

Se conecte com o que te faz bem

Cada indivíduo sabe a melhor maneira de se conectar com a espiritualidade e consigo mesmo. Como vestibulando, faça tudo que complemente a dedicação ao estudo e o fortaleça. Solicite aos familiares que vibrem com você. No dia da prova, caso deseje, tome banho enquanto mentaliza a ansiedade indo para o ralo.  

Pontualidade 

É importante conhecer antecipadamente o local da prova, até porque existem alterações para diversas fases de um mesmo processo seletivo. Saia de casa com antecedência, pois pneus furam, ônibus atrasam, congestionamentos acontecem em ruas, avenidas, rodovias… Caso seja mais seguro, durma na casa de amigos ou parentes e, sobretudo, se a prova for em outro município, viaje com um dia de folga. 

Conhecendo a prova 

Aqui, mais do que nunca, vale o toque pessoal. Se você não sabe por onde começar, decida isso depois de passear pela prova, dar uma olhada. Então, selecione as disciplinas que lhe são mais fáceis. Em seguida, dedique-se às disciplinas/questões mais difíceis ou complexas.  

Mantenha a calma e a concentração 

Leia atentamente os enunciados, grifando-os e fazendo anotações e esquemas ao lado das questões. Como o tempo de resolução de cada questão é muito curto, ao ler os enunciados, anote aquelas palavrinhas-chaves, arme contas, faça esqueminha de regra de três etc. Em outras palavras, traduza os enunciados em uma linguagem que lhe permita organizar claramente as respostas.  

Dê uma pausa  

Você pode estabelecer horários para paradas estratégicas durante as provas. Se preferir, ouça seu corpo e, ao menor sinal de incômodo, respire fundo, faça alongamentos de braços e pernas e movimente a cabeça em círculos. Ao longo da prova, beba água em abundância, sobretudo se o dia estiver muito quente. Coma uma fruta ou uma barra de cereais. Se necessário, vá ao banheiro, mas seja breve.

Redação EdiCase

Redação EdiCase

2 thoughts on “Dicas para você se dar bem no vestibular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *