Representado pela cor rosa, o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Durante o tratamento dessa condição, o cuidado com a pele também se faz necessário. “O Outubro Rosa é uma oportunidade não apenas para conscientizar sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, mas também para lembrar dos cuidados necessários com a pele durante o tratamento oncológico”, diz o Dr. Amilton Macedo, dermatologista formado em medicina preventiva.
Dedicar atenção à saúde da pele não é apenas uma questão estética, mas um gesto de carinho e autocuidado essencial para a jornada de recuperação da mulher que enfrenta o câncer de mama. “Cuidar da pele é uma parte essencial da jornada do paciente, contribuindo para o bem-estar geral e a qualidade de vida durante esse período desafiador”, reforça o médico.
Alterações na pele durante o tratamento do câncer
Durante o tratamento oncológico, a pele pode ser afetada por efeitos colaterais e, até mesmo, reações cutâneas adversas. Eles podem ser resultados da radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou imunoterapia e exigem atenção e cuidados específicos.
Pensando na radioterapia, ela pode resultar em um efeito colateral chamado radiodermite, uma reação inflamatória na pele causada pela radiação. Segundo o Dr. Amilton Macedo, a radiodermite é uma preocupação significativa durante a radioterapia, pois pode causar desconfortos, tais como:
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Irritação na pele.
“Por isso, é fundamental adotar uma rotina de cuidados específicos para minimizar esses efeitos colaterais”, indica o especialista.
Maneiras de cuidar da pele durante o tratamento oncológico
Durante o tratamento, o uso de produtos suaves e não irritantes é recomendado para cuidar da pele sensibilizada pela radioterapia. Hidratação adequada com cremes emolientes e loções calmantes pode ajudar a aliviar o ressecamento e a coceira, enquanto o uso de protetor solar de amplo espectro com FPS adequado é essencial para proteger a pele durante o tratamento e evitar danos causados pela radiação ultravioleta.
Consulte um especialista
O dermatologista destaca que é essencial buscar orientação médica para um cuidado personalizado durante o tratamento oncológico. “Cada paciente é único e requer uma abordagem individualizada. Consultar um dermatologista especializado é fundamental para obter orientações específicas para o cuidado da pele durante o tratamento”, finaliza o Dr. Amilton Macedo.
Por Marlene Francisco