O spitz alemão é uma raça de cachorro originária da Alemanha. Ele é conhecido por sua pelagem densa e exuberante, que pode ser de várias cores, incluindo branco, preto, marrom, laranja e cinza. Bastante ativo, é um animal que está sempre alerta e que se adapta bem a diferentes tipos de ambientes, desde apartamentos a casas com grandes jardins. Além disso, é um cão brincalhão e afetuoso com seus tutores. No entanto, pode ser reservado com estranhos.
Cachorro muito ativo e brincalhão
É uma raça de cachorro inteligente e enérgica, precisando de bastante exercício e estímulo mental. Dessa maneira, passeios diários, brincadeiras e atividades físicas são ideais para ele se manter saudável e feliz. Inclusive, o spitz alemão pode ser facilmente treinado, mas pode ser teimoso. Logo, a paciência com esse pet é muito importante.
Essas características também o tornam um excelente cão de guarda, alertando os tutores de qualquer intruso com seu latido alto. Apesar do alto nível de energia e do espírito ativo e brincalhão, que gosta de brincar, correr e perseguir coisas, ele também necessita de muita atenção e carinho dos tutores.
Cuidados com os pelos
A pelagem densa e exuberante do spitz alemão requer cuidados diários. Os pelos precisam ser escovados regularmente para evitar o emaranhamento e a formação de nós. Isso também ajuda a remover a sujeira e os pelos mortos. Para isso, deve-se utilizar uma escova de cerdas macias e outra de pinos com espaçamento médio.
Alimentação saudável e equilibrada
A alimentação é um aspecto importante dos cuidados com o spitz alemão. Uma dieta adequada e balanceada pode ajudar a manter a saúde geral do pet e a prevenir doenças. Dessa forma, é importante escolher – com a ajuda de um veterinário – uma ração de qualidade que atenda às necessidades nutricionais do cachorro.
Ademais, é importante fornecer água para o cãozinho. Por isso, certifique-se de que o seu spitz alemão tenha acesso à água fresca e limpa o tempo todo. Ainda, troque a água diariamente e limpe o recipiente regularmente.