Saiba como substituir ovos em receitas veganas

Saiba como substituir ovos em receitas veganas

Dicas para substituir ovos em diferentes tipos de receitas e manter o sabor e a textura dos alimentos

1. Linhaça

Misture uma colher de sopa de linhaça (ou a farinha) com três colheres de sopa de água. Deixe de molho por alguns minutos até formar um gel. Utilize essa mistura nas receitas em que o ovo tem a função de dar liga.

2. Chia

Assim como a linhaça, misture uma colher de sopa de semente de chia com 3 colheres de sopa de água. Deixe descansar por alguns minutos e, depois, utilize o gel em preparos em que o ovo tem a função de dar liga. 

3. Sal negro

O sal negro tem um gosto de ovo muito marcante, use-o como tempero para deixar os alimentos com sabor de ovo ou para preparar “omeletes”.

4. Ágar-ágar

Bata uma colher de sopa de ágar-ágar (gelatina vegetal) com 4 colheres de sopa de água fervente. Utilize essa mistura em receitas em que o ovo tem a função de dar liga. 

5. Banana madura

Use meia xícara de chá de banana madura amassada (purê) para substituir um ovo em receitas que precisem de umidade. 

6. Maçã

Utilize meia xícara de maçã cozida amassada (purê) para substituir um ovo em receitas que precisem de umidade. 

7. Bicarbonato de sódio com vinagre

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de vinagre branco e utilize nas receitas em que o ovo é usado para trazer maciez e leveza.

Agora é só aproveitar as dicas para começar a preparar suas receitas vegetarianas!

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *