Ícone do site Portal EdiCase

5 saladas funcionais para auxiliar na dieta

Prato branco com pedaços de morango, pepino, queijo branco e amêndoas

Salada de pepino com queijo e morango (Imagem: DronG | Shutterstock)

A salada é um prato perfeito para incrementar as refeições e repor as vitaminas e nutrientes que faltam no organismo. Simples e fácil de fazer, ela pode ser combinada com frutas, legumes e sementes ricas em minerais e fibras. Além disso, ajuda a saciar a fome e favorece o humor e a disposição. A seguir, confira 5 receitas de saladas diferentes para você experimentar! 

Salada de pepino com queijo e morango

Ingredientes 

Salada

Molho

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o pepino, o queijo branco, as folhas de hortelã, as amêndoas e os morangos e misture bem. Reserve. Em outro recipiente, coloque o azeite, o vinagre, o mel e o sal e misture bem. Despeje o molho sobre a salada, mexa para incorporar com os demais ingredientes e sirva em seguida.

Salada de alface com beterraba e cenoura

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a alface, a cenoura, a beterraba, os tomates e o brócolis e misture bem. Reserve. Em outro recipiente, coloque o vinagre de maçã, o azeite, as sementes de chia e o sal e mexa bem. Despeje a mistura sobre a salada e, com a ajuda de um garfo, misture até incorporar com os demais ingredientes. Sirva em seguida.

Salada de espinafre com pera

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as fatias de pera, cubra com água, coloque o suco de limão e a canela em pó e deixe descansar por 2 minutos. Escorra a água e reserve. Em outro recipiente, coloque a ricota, o tomate e o sal e misture bem. Após, em um prato, disponha as folhas de espinafre, adicione as fatias de pera e finalize com a ricota. Sirva em seguida.

Salada de berinjela com queijo e tomate (Imagem: Timolina | Shutterstock)

Salada de berinjela com queijo e tomate

Ingredientes 

Salada 

Molho 

Modo de preparo

Salada

Em um recipiente, coloque as rodelas de berinjela, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Após, escorra a água e tempere a berinjela com sal. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer, adicione as rodelas de berinjela e doure os dois lados. Desligue o fogo e reserve.

Molho

Em um recipiente, coloque o alho, o azeite e o orégano e misture bem. Cubra com um plástico filme e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, em um prato, disponha as rodelas de tomate, cubra com as rodelas de berinjela e queijo branco e finalize com as folhas de manjericão. Depois, regue com o molho e sirva em seguida.

Salada de abobrinha com abacaxi 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a alface, a cebola e o abacaxi e misture bem. Adicione a abobrinha, a cenoura, as folhas de manjericão e as folhas de rúcula e mexa novamente para incorporar. Tempere com sal e suco de limão e sirva em seguida. 

Sair da versão mobile