Sensação de joelho frouxo, impressão de que ele saiu do lugar ou parou de funcionar. Geralmente é assim que as pessoas descrevem a instabilidade nos ligamentos do joelho. Esse é um problema bem comum. No entanto, como a estabilidade é rapidamente recuperada, poucos dão a devida atenção à situação, que pode ser sinal de problemas sérios.
“Esses ligamentos são os responsáveis por manter a estabilidade entre o fêmur e tíbia e também da patela, osso localizado na frente do joelho, além de auxiliarem na movimentação adequada da região, ou seja, na correta biomecânica. Logo, quando essas estruturas estão prejudicadas, o joelho perde estabilidade”, explica o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Causas da instabilidade nos joelhos
O médico explica que a instabilidade do joelho raramente é uma situação isolada, sendo causada por condições graves que afetam a região. “Entre as causas mais comuns da instabilidade do joelho estão as lesões do menisco e do ligamento cruzado anterior, que são recorrentes em praticantes de atividade física”, afirma.
“Em idosos, no entanto, a principal causa da frouxidão do joelho é a artrose, uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e causa alterações ósseas, provocando dores, deformidades e dificuldade de mobilidade da articulação”, acrescenta o médico.
Consequências desse problema no joelho
O especialista explica que a instabilidade do joelho pode aumentar o risco de quedas e, consequentemente, de entorses e fraturas. “Devido ao ‘joelho frouxo’, muitos pacientes ficam receosos de caminhar e realizar outros exercícios físicos pelo medo de os joelhos falharem durante a prática, tornando-se sedentários e, assim, mais suscetíveis ao ganho de peso, que também é prejudicial à saúde dos joelhos”, explica.
Tratamentos para instabilidade nos joelhos
Ao sentir o joelho sair do lugar, é importante não ignorar a sensação. “Ao sinal de instabilidades na região, interrompa a atividade física e procure um ortopedista, que poderá realizar uma avaliação e solicitar exames para definir a causa exata do problema”, explica o Dr. Marcos Cortelazo.
Ainda segundo o especialista, para solucionar a instabilidade do joelho, é necessário tratar a origem do problema. Logo, o tratamento pode variar conforme o diagnóstico. “Sessões de fisioterapia, uso de órteses, medicamentos orais e injetáveis e até cirurgias podem ser indicadas de acordo com a gravidade do quadro”, afirma.
Prevenindo o problema nessa articulação
Para prevenir o falseio do joelho, é importante adotar cuidados que irão beneficiar a saúde da região como um todo, incluindo controlar o peso e praticar atividade física, principalmente exercícios de fortalecimento muscular.
“Como o joelho depende da ação de uma grande variedade de músculos para funcionar adequadamente, exercícios de fortalecimento muscular são capazes de melhorar a função articular da região. Além disso, também ajudam a manter sua estabilidade durante o movimento e reduzem a carga sobre a articulação. Então, quanto mais fortes forem seus músculos, mais protegidas estarão suas articulações”, completa o Dr. Marcos Cortelazo.
Por Paula Amoroso