Três segundos de exercício por dia fortalecem os músculo

Três segundos de exercício por dia fortalecem os músculo
Musculação em três segundos (Imagem: Shutterstock)

Pesquisa australiana mostra que atividade pode aumentar 12% da força dos bíceps em um mês

Treinar por apenas 3 segundos por dia é o sonho de qualquer um, mas será que oferece resultados? Isso é o que uma pesquisa da universidade australiana Edith Cowan University busca responder.

Para realizar o estudo, cientistas selecionaram 39 jovens e adultos sedentários, mas saudáveis, que não praticavam atividade física regularmente. Os participantes tiveram que fazer uma repetição diária de apenas 3 segundos levantando o maior peso possível, durante quatro semanas, investindo o máximo de força. Os resultados foram comparados com os das pessoas que não fizeram exercícios durante o período e surpreendeu pesquisadores.

> Entenda o que é necessário para conquistar a forma ideal sem prejudicar o seu corpo

Transformando o músculo em um mês

Com os resultados da pesquisa, a equipe percebeu que mesmo em pouco tempo, e em poucas quantidades, desde que intensas, os exercícios poderiam ajudar na saúde e na força muscular. Além disso, essas sessões de três segundos mudaram o bíceps das pessoas.

> Saúde: Anvisa proíbe mais de 140 remédios para emagrecer

Os participantes da pesquisa foram separados em dois grupos. Um deles, que levantava ou apenas segurava o peso, ficou entre 6% e 7% mais forte; o outro, que fazia a repetição durante os três segundos, ficou quase 12% mais forte.

Apesar dos resultados parecerem pequenos, o professor Ken Nosaka, responsável pelo estudo, diz que essas melhorias são significativas, já que muitas pessoas não praticam atividade física e os treinos curtos poderiam ajudar a começar.

Fortalece todos os músculos do corpo?

O estudo analisou apenas os bíceps dos participantes. O professor Ken Nosaka explica que ainda é necessário investigar se a atividade pode ajudar outros músculos. “Se acharmos que a regra dos três segundos se aplica a outras partes do corpo, um indivíduo pode conseguir malhar o corpo inteiro em menos de 30 segundos”, disse o cientista.

A ideia é que se pratica for realmente eficiente em outras partes do corpo, que o mini treino também possa vir a impedir a perda muscular no decorrer dos anos, promovendo mais força na velhice. O pesquisador ainda completa dizendo que apenas uma repetição do exercício também pode ser interessante para evitar dores após a prática.

Posso praticar em casa?

O professor Nosaka afirma que o exercício é simples e pode ser facilmente recriado em casa: basta que você encontre algo pesado – com, em média, 4,5 kg – e comece a realizar o rosca bíceps, ou seja, levantar o peso, contar três segundo e abaixar para completar a contração do músculo.

> Academia em casa: veja como é possível movimentar o corpo

Apesar disso, a prática apenas fortalece o músculo, mas não ajuda a ganhar massa muscular. O pesquisador ainda pretende aprofundar os estudos para analisar outros resultados. Por enquanto, segundo ele, o que vale é as pessoas começarem a se exercitar, mesmo que seja por apenas três segundos ao dia. “É definitivamente melhor fazer uma contração por dia do que não fazer nada”, disse.

Leia também

Musculação na adolescência: conheça os riscos e benefícios

O que é estomatite? Entenda sobre doença que deixou o ex-BBB Rodrigo sem comer

O que é pilates? Conheça a prática e seus benefícios

Vitoria Rondon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *