Veja como alimentos ricos em umami podem melhorar o humor

Veja como alimentos ricos em umami podem melhorar o humor
Salmão é um alimento umami rico em ômega 3 e vitaminas (Foto: Shutterstock)

Conheça 4 alimentos que ajudam a manter a continuidade dos sabores e contribuem para a redução do estresse

Umami é o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

> Alergia alimentar: entenda as causas e como tratá-la

O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.   

Segundo Ilana Elman Grinberg, mestre e doutora pela USP com pós-doutorado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e parceira do Comitê Umami, o aminoácido glutamato é um dos responsáveis pela sensibilidade ao umami, e pode ser encontrado de forma natural em alimentos como carnes, peixes e frutos do mar, cogumelos, ovos, vegetais, legumes, aspargos, leite, queijos e chá-verde. “Esses alimentos possuem nutrientes que ajudam a regular o nível dos hormônios que interferem nas sensações de relaxamento e estresse”, explica.

Ainda segundo Ilana Elman, alimentos ricos em umami são ótimas opções para o bem-estar, além de contribuírem para uma alimentação mais diversificada. Para que você conheça mais ingredientes ricos em umami que auxiliam no bom humor, além de outros benefícios para a saúde, o Comitê Umami separou uma lista com quatro alimentos. Confira!

Milho

Assado, cozido ou refogado, o milho é um alimento versátil e prático que ajuda a melhorar o humor. Além de possuir de forma natural uma substância que possibilita a percepção do gosto umami, o milho é rico em magnésio, substância que ajuda no relaxamento muscular, auxiliando no combate ao estresse.

Peixe

Além de serem alimentos saudáveis, muitos peixes, como o salmão, são umami. Os peixes são ricos em ômega 3, substância que auxilia na melhora da memória, além de atuar no organismo em diferentes tecidos. Outro benefício dos peixes é a riqueza de vitaminas B2, B6 e B12.

Tomate

Em diversos legumes e vegetais, o principal responsável pelo quinto gosto é o glutamato. A substância pode ser encontrada em quantidades diferentes, de acordo com a maturação dos alimentos, e tende a aumentar com o tempo.

No tomate, por exemplo, a concentração de glutamato é maior quando eles ficam muito vermelhos. Além disso, o fruto possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, proporcionando diversos benefícios para a saúde.

Chá-verde

Para quem quer aproveitar um momento de tranquilidade e relaxamento, o chá-verde é uma ótima opção, pois oferece níveis variados dos gostos doce, do umami e do amargo, de acordo com a mistura e a variedade da erva.

*Por Larissa Leão (Race Comunicação)

Leia mais sobre alimentação saudável na revista Dietas Sem Segredos

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *