Veja como cuidar da pele após a maquiagem

Veja como cuidar da pele após a maquiagem
Truques para cuidar da pele após a maquiagem (Imagem: Shutterstock)

Dermatologistas ensinam como manter a pele saudável depois de remover toda a make  

Tão importante quanto preparar a pele para maquiar, é cuidar dela após remover a maquiagem. E o primeiro passo é justamente esse: lembrar de retirar a maquiagem.  

“Não devemos dormir com maquiagem, para evitar a obstrução dos poros e das glândulas ciliares, que pode causar a blefarite, uma inflamação perto dos cílios. Além do fato de precisarmos da pele limpa para a melhor penetração dos cremes noturnos”, explica Larissa Viana, membro e dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Como retirar a maquiagem?  

O primeiro passo é remover o excesso de maquiagem com lenços umedecidos. “Depois disso, o ideal é usar um demaquilante, de preferência não muito oleoso”, indica a dermatologista Joana Tebar Figueira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.  

> 5 dicas de maquiagem para quem usa óculos

Segundo ela, em seguida, é recomendado lavar com água fria ou borrifar água termal. “Passe um tônico ou adstringente por toda a pele e, por fim, use um creme de hidratação para a área dos olhos e outro para o rosto em geral”, sugere.   

Hidrate a pele
Nutra a pele após remover a maquiagem ( Imagem: Shutterstock)

Como manter a saúde da pele ?

Para manter a pele saudável e bonita, é preciso alguns cuidados após remover a maquiagem. “A pele fica sensibilizada pela própria fricção da remoção e lavagem. Aconselho nutrir com um anti-idade ou pelo menos com um creme emoliente facial apropriado para cada tipo de pele”, indica Larissa Viana. Além de cremes nutritivos, você também pode utilizar a água micelar.  

Evite o surgimento precoce de rugas  

Conforme explica a dermatologista Joana Tebar Figueira, ao longo dos anos, a pele vai perdendo as propriedades de regeneração. “Se a pele não estiver bem cuidada, a chance de as rugas aparecerem aumenta muito. O uso diário do hidratante facial favorece a elasticidade, a luminosidade e umidade dos tecidos, além de eliminar tensões”, alerta.  

> Alongamento de unhas: entenda tudo sobre essa tendência

Importância do uso de filtro solar  

Proteger a pele também é uma das melhores formas de mantê-la sempre bonita. “O filtro solar é o principal anti-idade e o melhor meio de prevenção, alguns já possuem ativos rejuvenescedores. Mas, antes de utilizar qualquer creme, busque um profissional que saberá indicar o produto certo para a sua pele”, indica a dermatologista Larissa Viana. Além disso, o recomendado é utilizá-lo diariamente, mesmo em dias nublados.  

Confira outras dicas de cuidados com a pele. 

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.