Academia em casa: veja como é possível movimentar o corpo com atividades do dia a dia

Academia em casa: veja como é possível movimentar o corpo com atividades do dia a dia
Atividade física em casa (Imagem: Shutterstock)

Profissionais explicam como praticar atividade física em casa e melhorar a saúde do seu corpo

A falta de atividade física é fator de risco para diversas doenças, principalmente as cardiorrespiratórias. “Os exercícios físicos oferecem inúmeros benefícios, entre eles, melhora na capacidade cardiorrespiratória e pulmonar, fortalecimento, aumento de força e do tônus muscular, diminuição de massa gorda e aumento e manutenção da massa magra, melhora na flexibilidade e melhoras funcionais em atividades do cotidiano”, explica Vinicius Viotto, professor da Cia Athletica Anália Franco.

Inserindo exercícios na rotina

Além da saúde, se você quer começar a se exercitar para melhorar a autoestima é preciso começar a se mexer. Para driblar a falta de tempo, de dinheiro ou o distanciamento social, é possível realizar exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos em casa ou na rua. Só será necessário ter disciplina e determinação.

> Como melhorar a alimentação e combater a gordura abdominal

Para começar a encaixar alguma atividade física no dia a dia, o educador físico Wagno Freitas sugere algumas opções bem simples, como subir escada ao invés de pegar elevador, descer dois pontos antes do local de trabalho e caminhar um pouco mais ao invés de pegar carro e táxi.

Cuidados antes de iniciar a prática

Alguns treinos específicos para fortalecer a musculatura podem ser feitos em casa com objetos bem simples. Entretanto, Wagno Freitas alerta que é recomendado consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade, para que ele providencie alguns exames específicos e verifique se você está apto a praticar determinadas atividades físicas. “E não podemos fazer exercícios físicos sem a presença de um profissional da área, para que não ocorra nenhum tipo de lesão”, ressalta.

Exercícios para fazer em casa

Após tomar todos os cuidados necessários é possível iniciar as atividades físicas e aproveitar todos os benefícios que elas proporcionam. “Usando a criatividade é possível exercitar-se em casa. Podemos utilizar garrafas de plástico cheia de água, cadeiras, ou até saquinhos de feijão para realizar alguns exercícios”, aponta Vinicius Viotto.

> Entenda o que é necessário para conquistar a forma ideal sem prejudicar o seu corpo

Segundo o professor, é possível fazer um agachamento livre segurando nas mãos saquinhos de feijão como sobrecarga, usar uma cadeira para apoiar as mãos e realizar o exercício tríceps banco.

“Deitado no chão, podemos realizar alguns tipos de abdominais, e os mesmos ‘saquinhos’ podem ser usados para fazer uma elevação lateral para os ombros, uma flexão dos cotovelos (rosca simultânea) para o bíceps, uma extensão dos cotovelos (tríceps francês) e muitos outros”, enumera.

Pulando corda

Além de exercícios de musculação localizada, existem atividades aeróbicas que podem ser feitas em casa, como pular corda. “É aconselhável primeiro de tudo fazer um bom fortalecimento muscular, pois a corda gera muito impacto para as articulações. Depois sugerimos que a atividade seja feita com pequenos intervalos: pular 1 minuto e descansar 30 segundos ou pular 2 minutos e descansar 1 minuto”, aconselha Wagno Freitas.

De acordo com o professor Vinicius Viotto, esse é um exercício que traz diversos benefícios, como queima de gordura, aumento da capacidade cardiorrespiratória e pulmonar, aumento do fortalecimento e tônus muscular, consciência corporal, entre outros.

Leia também

Condicione o seu corpo e deixe tudo durinho

Crossfit para emagrecer 

Abdominal hipopressiva: conheça a técnica que ajuda a reduzir medidas

Redação EdiCase

2 thoughts on “Academia em casa: veja como é possível movimentar o corpo com atividades do dia a dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.