Veja como o boxe ajuda a emagrecer

Veja como o boxe ajuda a emagrecer
Boxe oferece diversos benefícios para o corpo

O esporte ainda tonifica o corpo e libera o estresse do dia a dia

Um dos esportes mais emocionantes e apaixonantes do mundo, o boxe virou febre também nas academias. A arte marcial exercita corpo e mente, trazendo boa disciplina e preparo físico ao praticante, que tem que suar a camisa para encarar a série diversificada e agitada de exercícios que compõe os treinos.

Benefícios do esporte

O boxe promete resistência, agilidade, velocidade, força, coordenação motora e potência muscular. Com um único método, é possível trabalhar o corpo todo, dando uma ênfase maior aos membros superiores, especialmente braços, ombros, abdômen e lombar.

Auxilia no emagrecimento

A prática do boxe também é excelente para quem busca emagrecer. “Por ser um esporte completo e trabalhar aptidões físicas, o boxe ainda contribui para um alto gasto calórico, ajudando na manutenção e perda do peso”, explica Gustavo Barquilha, preparador físico.

Resultados da prática

Em 40 minutos de aula é possível perder de 400 a 800 calorias, e praticando-o de 2 a 4 vezes por semana, o resultado de um corpo bem definido já se torna aparente nos primeiros meses de prática. Além de pular corda para aquecer, no boxe você salta, corre e trabalha os movimentos dos braços e do tronco.

Boxe para todos

Tanto para homens quanto para mulheres, os treinos são os mesmos. “O ideal é que a dupla seja formada com pessoas do mesmo sexo e peso corporal próximo, por uma questão de força”, explica Gustavo Barquilha.

E ao contrário do que muitas mulheres pensam, o boxe não deixa o corpo feminino com ombros largos, mas diminui a gordura corporal e tonifica os músculos. “O foco da modalidade não é a hipertrofia, então os músculos ficam definidos sem aumento de massa”, revela o preparador físico.

Contra o estresse

Além de ser uma modalidade esportiva que trabalha os músculos por completo, o boxe também funciona de forma bastante positiva para liberar as tensões do dia a dia. “A prática de artes marciais, em geral, ajuda a recuperar o equilíbrio, a disciplina e colocar a mente no lugar”, avalia o profissional. A camiseta sai molhada e as energias renovadas.

Atenção com a alimentação

Para gastar tanta energia é preciso estar com a dieta balanceada. O corpo nutrido tem um aproveitamento muito maior dos exercícios. Por isso, é preciso fazer refeições adequadas antes e depois dos treinos.

“Carboidratos e aminoácidos são indicados no pré-treino, e proteínas e carboidratos são indicados no pós-treino”, aconselha Gustavo Barquilha, que também é consultor nutricional. “Um nutricionista deve ser sempre consultado para indicar um cardápio apropriado ao seu condicionamento físico”, completa.

Confira na revista Músculo + Força outras dicas para cuidar do corpo.

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *