Veja como planejar as tarefas do dia para ter uma vida mais leve

Veja como planejar as tarefas do dia para ter uma vida mais leve
Planejamento e organização fazem a rotina ser mais leve (Imagem: Shutterstock)

Gestão de tempo é essencial para executar suas tarefas e ter uma rotina saudável 

Quando o assunto é gestão de tempo, o normal é que as pessoas pensem automaticamente no trabalho. Mas, na verdade, o objetivo é aumentar o tempo para o descanso, para os momentos de autocuidado e para todas as atividades que colaboram com uma vida mais leve e organizada. 

Para isso, a rotina pessoal e a de trabalho são analisadas e organizadas para que haja um aumento na produtividade e benefícios para a saúde mental. A seguir, veja a lista de pontos que você pode seguir para planejar e aproveitar melhor o seu tempo. 

> Atitudes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a saúde do coração

Ouça o seu corpo e a sua mente 

A primeira coisa que você precisa fazer para gerenciar bem o seu dia é escutar atentamente o seu corpo e a sua mente. Observe quantas horas de sono por noite são necessárias para te deixar disposto e produtivo durante o dia.

Identifique por quanto tempo você consegue ficar focado numa só atividade, sem distrações e sem sentir cansaço. Tome nota de qual o seu tempo ideal para desfrutar das refeições, se preparar para uma reunião, desempenhar suas tarefas, lidar com relatório e tudo mais que faz parte da sua rotina.  

“É importante saber em quais horários do dia você é mais eficaz em cada uma de suas atividades. Se você sente que seu raciocínio é mais lento pela manhã, é melhor programar as tarefas mais ‘automáticas’ para realizar nesse período e, assim, aproveitar melhor o seu tempo”, aponta Daniel Alves, consultor empresarial e especialista em gestão organizacional. Segundo o ele, o autoconhecimento é imprescindível para que possamos ter assertividade na gestão do tempo. 

Planeje as tarefas do dia 

Planejar é um passo importante para otimizar o dia. Basta fazer uma lista de tarefas do que precisa realizar. As anotações podem ser feitas digitalmente, no caderno, numa lousa ou ainda em post-its. 

Priorize o que é mais importante e procure adicionar prazos. Isso ajuda a inibir as distrações. O especialista Daniel Alves dá dicas de como você pode se organizar em relação ao planejamento: 

  • Anote as suas tarefas: o primeiro passo é visualizar todas as atividades que devem ser realizadas em sua rotina;  
  • Tenha metas e prazos: mesmo que não haja prazos externos, defina metas pessoais para concluir cada atividade; 
  • Planeje sua rotina com base na sua lista de afazeres e nas suas metas, distribua as atividades ao longo do dia, sendo realista e contando com imprevistos; 
  • Planeje pausas: é importante planejar pequenas pausas entre suas atividades para manter a disposição;  
  • Prepare o seu ambiente de trabalho ou de estudos: ter um ambiente organizado e longe de distrações é excelente para ter mais concentração;
  • Evite o acúmulo de tarefas: mantenha-se fiel ao seu planejamento e não deixe para fazer nada na última hora; 
  • Use recursos de organização: agendas físicas ou virtuais, planners, softwares de gestão de projetos, aplicativos etc. Veja com qual recurso você se adapta melhor;  
  • Revise sua rotina semanalmente: nos finais de semana, dedique alguns minutos para ver o que você concluiu e o que precisa ser encaixado novamente em seu planejamento; 
  • Faça da gestão um hábito: por fim, mantenha a constância e a gestão do tempo se tornará um hábito em sua rotina. 

*Por Flávio Croffi (YEUX Comunica) 

Leia mais sobre saúde e bem-estar na revista Seja Saudável

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.