A palavra francesa ‘verrine‘ é derivada do substantivo verre, que significa copo ou vidro. Na culinária, essa ideia é transmitida na apresentação das receitas, servidas em copos ou taças de vidro transparentes. Isso também exibe um visual elegante, com a divisão em camadas alternando em cores, sabores e texturas.
Luciana Machado, culinarista à frente do Ateliê Lu Chocolates, criou o Verrine Três Chocolates exclusivamente para a inauguração do novo espaço em parceria com a Nespresso: a Cafeteria Lu Chocolates. A seguir, ela ensina como preparar essa deliciosa receita!
Verrine três chocolates
Ingredientes
Mousse
- 200 g de leite integral
- 200 g de creme de leite integral
- 80 g de gema de ovo
- 60 g de açúcar refinado
- 40 g de gelatina em pó incolor
- 700 g de chocolate ao leite 33% cacau derretido
- 300 g de chocolate ao leite derretido
- 800 g de creme de leite fresco
Bolo
- 150 g de farinha de trigo
- 320 g de ovos
- 480 g de açúcar mascavo
- 220 g de chocolate 54% cacau
- 400 g de manteiga
- 14 g de amido de milho
- 10 g de sal
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Chantili de caramelo
- 150 g de creme de leite fresco
- 150 g de glucose
- 150 g de chocolate Gold
- 110 g de manteiga de cacau
Strussel
- 150 g de manteiga sem sal
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de amêndoas
- 110 g de açúcar mascavo
- 50 g de massa folhada
- 100 g de chocolate branco
- 100 g de manteiga de cacau
Modo de preparo
Mousse
Em uma panela, em fogo médio, coloque o leite, o creme de leite, as gemas e o açúcar. Misture até engrossar. Em seguida, adicione os chocolates derretidos e misture. Em um recipiente, hidrate e dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem e adicione à mistura. Na batedeira, bata o creme de leite fresco até atingir o ponto de chantili mole. Depois, com um fouet ou uma espátula, incorpore levemente o chantili à mistura. Reserve em um recipiente e leve à geladeira.
Bolo
Em uma panela, em fogo baixo, derreta o chocolate com a manteiga. Transfira para um recipiente e adicione o açúcar mascavo, os ovos e misture bem. Acrescente os ingredientes secos e incorpore à mistura. Unte uma assadeira com 2cm de altura com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Disponha a massa e asse em forno preaquecido a 160°C de 15 a 25 minutos. Reserve.
Chantili de caramelo
Em uma panela, em fogo baixo, derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Em outra panela, em fogo médio, aqueça o creme de leite fresco e a glucose. Junte a mistura do creme de leite ao chocolate derretido e mexa bem. Reserve.
Strussel
Em um bowl, misture todos os ingredientes, exceto o chocolate branco e a manteiga, até virar uma farofa. Logo após, espalhe a farofa em uma assadeira. Leve ao forno a 170ºC até dourar. Em seguida, retire do forno e deixe esfriar. Para o chablonnage, em uma panela, derreta o chocolate branco com a manteiga a 40-50°C. Espalhe a mistura em uma superfície, para criar uma fina camada com o chocolate. Depois, pré-cristalize o chablonnage a 35°C e pulverize no strussel, para deixar cristalizar.
Montagem
Em um copo no estilo verrine, coloque a mousse e forme uma camada. Em seguida, adicione o chantili de caramelo. Corte o bolo em pequenos quadrados e coloque por cima do chantili. Após, polvilhe com strussel e sirva gelado.
Por Larissa Geovanna