O sistema de pontuação surgiu com o desenvolvimento da escrita. No início, os textos eram escritos com letras maiúsculas e de maneira contínua, sem espaços. Posteriormente, as palavras foram separadas por pontos no meio da altura da letra e na base da letra ao final da frase.
Entre os séculos 15 e 19 d.C., os livros passaram a ser feitos com letras minúsculas. Mais tarde, o uso do ponto para a separação de palavras foi abandonado, usando-se apenas o espaço em branco. Os sinais que conhecemos hoje surgiram entre os séculos 14 e 17. Com o aparecimento da imprensa, a pontuação evoluiu e se popularizou. Houve também a necessidade da simplificação e padronização dos sinais.
Tipos de sinais
Os sinais de pontuação são recursos utilizados para representar ações específicas da língua falada, como pausas, entonações e emoções. A pontuação permite maior clareza e simplicidade à escrita, tornando a leitura mais agradável.
Os sinais usados são os seguintes:
- Ponto final ( . )
- Ponto de exclamação ( ! )
- Ponto de interrogação ( ? )
- Dois-pontos ( : )
- Reticências ( … )
- Ponto e vírgula ( ; )
- Vírgula ( , )
- Parênteses ( ( ) )
- Travessão ( – )
- Aspas ( “ ” )
- Hífen ( – )
Outros recursos para pontuação:
- Barra ( / )
- Colchetes ( [ ] )
- Chaves ( { } )
- Parágrafo ( § )
Indicadores de final de período
Na língua oral, não se indica apenas que a frase terminou. O modo de pronunciar indica se o período é declarativo, interrogativo ou exclamativo. Para indicar essas possibilidades, a língua escrita utiliza três sinais distintos:
1. Ponto final ( . )
É usado no final das frases declarativas para indicar que já estão concluídas. Demonstra que, numa determinada oração, tudo foi dito. Também é usado nas abreviaturas.
Exemplos de frases:
Ele foi ao cinema.
Não quero fazer nada
Exemplos de abreviação:
Sr. (senhor)
Sra. (senhora)
2. Ponto de exclamação ( ! )
Usa-se no final de qualquer frase que exprime espanto, emoções, dor, ironia e surpresa. Manifesta o envolvimento de sentimentos. Acompanhado do ponto de interrogação, reforça simultaneamente dúvida, surpresa e até descontentamento.
Exemplos:
Ah! Deixa isso aqui.
Nossa! Isso é demais!
3. Ponto de interrogação ( ? )
Usa-se no final de uma palavra, oração ou frase, indicando uma pergunta direta.
Exemplos:
Quem é você?
Por que ninguém ligou?
Atenção: nunca deve ser usado nas perguntas indiretas.
Exemplos:
Perguntei a você quem estava no quarto.
Fale para nós qual o tema da sua pesquisa.
Por Tao Consult