Por Redação Edicase
1. Aveia Rica em fibras solúveis, a aveia impede que o colesterol LDL (ruim) seja absorvido pelo organismo, favorecendo o aumento dos níveis de colesterol HDL (bom).
2. Maçã As maçãs são frutas deliciosas e ricas em antioxidantes, que ajudam a reduzir a oxidação do colesterol ruim no organismo, evitando a formação de gordura nas artérias.
3. Peixes Ricos em ômega 3, os peixes reduzem os níveis de gordura no sangue e aumentam o colesterol HDL (bom), melhorando a saúde do coração.
4. Linhaça É rica em fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e magnésio. Além disso, fonte de ômega 3, ela possui propriedades anti-inflamatórias que regulam os níveis de LDL no sangue.
5. Oleaginosas Extremamente saborosas, as oleaginosas, como amêndoas, nozes e castanha-de-caju, são ricas em gorduras saudáveis, fibras solúveis e antioxidantes que diminuem a absorção de colesterol no intestino.
6. Laranja Nutritiva e saudável, a laranja contém antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e carotenoides, que reduzem a oxidação do colesterol LDL do organismo.
7. Soja Como uma proteína vegetal de alta qualidade, a soja favorece a substituição de fontes de proteína animal, diminuindo a ingestão de gorduras saturadas.
8. Chocolate O chocolate, com maior porcentagem de cacau e consumido adequadamente, reduz placas de gordura. Os flavonoides e antioxidantes de sua composição, promovem a saúde cardíaca.
9. Azeite de oliva O azeite é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas e ácido oleico, que aumentam os níveis de colesterol bom e diminui o ruim.
10. Abacate O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, que contribuem para a redução dos níveis de triglicérides e colesterol ruim, melhorando o perfil lipídico.
Consulte um especialista Apesar dos benefícios desses alimentos, é importante consultar um nutricionista ou médico para obter orientações personalizadas antes de adotar qualquer dieta.