5 ácidos que ajudam a tratar manchas na pele 

As manchas na pele podem ser ocasionadas por diversos fatores, como acne, queimadura, exposição solar, alterações hormonais, envelhecimento etc. Geralmente, o escurecimento ocorre devido a uma anormalidade na pigmentação natural da pele. No entanto, algumas delas são amenizadas e, até mesmo, tratadas com o uso de alguns tipos de ácidos. A seguir, confira os mais indicados!

1. Ácido azelaico Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, o ácido azelaico é uma opção terapêutica que pode ser usada, inclusive, na gestação para prevenir, melhorar, controlar e clarear o melasma. "Esse ácido age nas células produtoras de pigmento (melanócitos), interrompendo essa atividade e seu desenvolvimento [...]", diz a médica.

2. Ácido retinoico Esse ácido é indicado para melhorar a renovação celular, o que "elimina" as células manchadas da superfície. "Por esse efeito de renovação, ele pode ser usado em associação a outras substâncias clareadoras com o benefício de trazer à superfície células sem manchas", afirma a médica. 

3. Ácido glicólico Conforme a Dra. Mônica Aribi, o ácido glicólico pode ser um complemento para atuar contra as manchas, na medida em que diminui a espessura da pele e facilita o trabalho de substâncias clareadoras.

4. Ácido kójico O ácido kójico, derivado de várias espécies fúngicas, é considerado extremamente importante para o tratamento de manchas. "Ele é um potente despigmentante natural e inibe a ação da tirosinase, promovendo a diminuição da formação de pigmento [...]", explica a Dra. Mônica Aribi.

5. Ácido ascórbico Esse ácido uniformiza o tom de pele e tem duas ações importantes no clareamento: "inibe a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina, e tem efeito protetor da radiação UV, já que a fotoexposição gera espécies reativas de oxigênio, que desencadeiam a produção de pigmentos na pele", diz a dermatologista. 

Consulte um dermatologista A Dra. Mônica Aribi ressalta que consultar um dermatologista é fundamental antes de utilizar os ácidos na pele, pois, além de recomendar o tratamento adequado, o especialista pode indicar também o uso de lasers de baixa potência, que ajudam a tratar as manchas.