5 benefícios do ovo para a saúde 

O ovo é um alimento altamente nutritivo e versátil, que oferece uma série de benefícios para a saúde. Seja na infância, na fase adulta ou na terceira idade, incluí-lo na dieta pode fazer toda a diferença no bem-estar e na qualidade de vida, como explicam, a seguir, os especialistas. Confira!

1. Contribui para o desenvolvimento muscular e cognitivo na infância  Além de contribuir para o desenvolvimento físico na infância, o ovo favorece o crescimento muscular e cognitivo das crianças, segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite. Isso ocorre devido à sua proteína de alto valor biológico, que proporciona energia e vitalidade durante as fases de crescimento.

2. Fortalece o sistema imunológico  Fonte de vitaminas A, D e E, o ovo auxilia na regulação das respostas imunológicas e na proteção do corpo contra infecções. Além disso, é rico em selênio e zinco, minerais antioxidantes que estimulam a produção de células de defesa, e em proteína de alta qualidade, essencial para a formação de anticorpos.

3. Mantém a saúde dos dentes  Uma excelente fonte de fósforo, o ovo pode ajudar a fortalecer os dentes. Isso porque esse mineral contribui para a formação e manutenção do esmalte dos dentes. Inclusive, por conter vitaminas A e D, ovo também desempenha um papel importante na absorção de cálcio, que é fundamental para a estrutura e resistência dos dentes.

4. Reduz a carência nutricional na terceira idade  Dados do Inquérito Nacional de Alimentação (2008-2009) mostram que muitos idosos enfrentam uma ingestão insuficiente de nutrientes, como vitaminas A, D e E, o que pode contribuir para inflamações e doenças crônicas. “Combinado a uma dieta equilibrada, o ovo ajuda a suprir essas carências nutricionais, promovendo o bom funcionamento do organismo”, diz a nutricionista Lúcia Endriukaite.

5. Promove a saúde capilar  Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o ovo fortalece os folículos capilares, promovendo cabelos mais saudáveis e resistentes à quebra. Com vitaminas do complexo B, como biotina e riboflavina, também estimula o crescimento dos fios e mantém a saúde do couro cabeludo. “De forma geral, adultos saudáveis podem consumir de 3 a 4 ovos por semana, intercalando com outras proteínas [...]. Quem faz controle de colesterol deve apenas ficar atento ao limite diário”, alerta a nutricionista Gabriela Marcelino.