5 causas das dores após atividade física 

Após a realização de atividades físicas, é comum experimentar dores musculares que podem variar em intensidade e duração. Elas, frequentemente associadas ao esforço físico, são causadas por diversos fatores, como indica a seguir o Dr. Juliano Wada, especialista em osteopatia, e o reumatologista o Dr. Nilton Salles. Confira! 

1. Uso excessivo de um grupo muscular  As dores musculares mais comuns são decorrentes do uso excessivo do grupo muscular, causadas por exercício físico ou trabalho intenso, e ocorrem quando o corpo perde a capacidade de oxigenação das fibras musculares.

2. Liberação de ácido lático  O Dr. Juliano Wada explica que as dores após atividade física também ocorrem devido à liberação de ácido lático, uma substância que causa fadiga e alterações rítmicas da contração muscular.

3. Microlesões musculares O Dr. Juliano Wada explica que as microlesões musculares também desencadeiam dores inflamatórias musculares; por isso, deve-se iniciar o treino de forma progressiva e com o acompanhamento de um profissional. 

4. Período de condicionamento Todas as pessoas que iniciam a prática de exercícios físicos podem sentir algum grau de dor, pois está realizando um esforço além do habitual. “Isto demonstra que a musculatura necessita de um período de condicionamento [...]”, explica o Dr. Nilton Salles.

5. Excesso de exercício O Dr. Nilton Salles alerta que quando a dor se manifesta de forma persistente após o exercício, pode ser sinal de alguma lesão. Se isto ocorrer, deve-se procurar um médico para uma avaliação do problema.